sábado, 26 de janeiro de 2008

Entrevista

A primeira entrevista do ano é com um skatista que serve de exemplo para todos nós, não só pela facilidade com que anda e nem pelo alto nível de suas manobras, mas por acreditar nos seus sonhos, um dos criadores da extinta marca Latex, que até hoje é lembrada por todos, e proprietário da melhor pista de skate do Brasil a Praça CWB, uma pessoa que encara o skate como profissão e que corre atrás para fazer as coisas acontecerem, este é Guilherme Labiak, skatista curitibano aqui no Skate Saúde.
Nome: Guilherme Labiak
Idade: 27 anos
Tempo de skate: 15 anos
Local: Curitiba – Paraná
Patrocínio: Famous Sport

SS- Como e onde foi o seu início no skate?
Foi em Curitiba, comecei a andar com o pessoal da Vila Tingui, onde eu morava, tinha um amigo que já andava de skate, comecei a vê-lo andar, gostei e ganhei um de presente da minha mãe ai peguei gosto pela coisa.

SS- Nessa época você já imaginava em viajar o mundo andando de skate?
Não, era mais por brincadeira, ai comecei a conhecer o pessoal que já tinha patrocínio e que já era do “game” mesmo, com isso comecei a viajar para outras cidades e a correr campeonatos.

Andando de skate ao redor do mundo. Foto:arquivo pessoal
SS- Qual manobra você sente mais prazer em acertar?
Qualquer uma que eu acerte (risos).

SS- Após muitas viagens e conhecendo vários lugares no mundo, qual o melhor pico que você já andou?
Venice Beach em L.A

SS- Já se lesionou andando de skate?
Sempre, já torci o joelho, fraturei o dedo, pulso e a mão

F/S Nollie em Balneário Camburiu Foto:arquivo pessoal

SS- Quais skatistas te influenciaram?
Sempre o pessoal que andava comigo, meus amigos Gerdal, Truta, Narciso, Skiba, o pessoal que eu admirava que era o pessoal da Hove lá em São Paulo, e agora os “meninos prodígios” de Curitiba como o Lima, Cerezini, Mamá, Pingo e o Alex entre outros.

SS- Como foi que surgiu a idéia da Praça CWB?
A escassez e a falta de lugares para andar em Curitiba, vindo do exterior eu percebi isso. Meu primo falou brincando para eu fazer uma pista e eu fiquei com essa idéia na cabeça, e como tinha um dinheiro guardado comecei a correr atrás.

SS- Nós vemos várias marcas de skate lançando model de tênis e de shape dos seus atletas, já você assina um model de calça e outro de bermuda pela Famous Sport, como você se sente e como isso funciona?
Na verdade foi uma preza do Rafinha para mim, foi uma questão de consideração que ele tem por mim. É legal saber que tem pessoas que compram produtos com o meu nome.

Anúncio Famous Sport

SS- O que você acha do projeto da Skate Saúde?
Interessante, mostra um lado preocupado com o esporte, que é o lado físico do atleta.

SS- Quais seus planos para o futuro?
Me aposentar (risos). Fazer a CWB crescer até onde puder e conseguir mais apoios para o skate curitibano com o trabalho que a gente vem realizando. Fazer as pessoas enxergarem o skate como um trabalho e não como uma brincadeira.

SS- Você foi um dos criadores da Latex, que foi uma das marcas mais influentes do Brasil, como era participar dessa crew?
Foi uma das coisas que me fez trabalhar com o skate e levar o skate como profissão.

SS 50-home town-CWB Foto:Flávio Samelo

SS- Após realizar o sonho de construir a CWB, o que você pode dizer para a molecada que esta começando agora?
Realize seu sonho.

SS- Costumamos ver muita união entre os skatistas do sul do país, principalmente no que diz respeito a construção de pistas, criação de novas marcas entre outras atitudes muito positivas para o skate, a que se deve essa união?
Aqui no sul, o pessoal leva mais a sério o esporte, não só como brincadeira. No sul as pessoas estão achando o caminho, e estão entendendo melhor o que o skate pode apresentar, estão em sintonia muito grande com o skate lá de fora que tem o profissionalismo e fazer as coisas acontecerem como meta.

SS- Considerações finais:
Ande de skate

Com os amigos Foto:arquivo pessoal
Agradecimentos: O pessoal que me apóia, Ticcolor, Europedras, as marcas que anunciam na Praça como a Freeday e a Cisco, aos amigos que comparecem na Praça andam de skate e acreditam que a Praça pode melhorar, a você pela oportunidade e pelo espaço, a toda minha família, a Famous que esta comigo não só na Praça mas em todos os momentos e principalmente a minha mãe que me dá o incentivo principal para continuar em pé.






sábado, 19 de janeiro de 2008

Alimentação

Um dos principais fatores para uma vida saudável e consequentemente para um bom desempenho esportivo, é a alimentação, e no skate isso também é válido.Todos nós sabemos a importância que uma dieta balanceada tem tanto para pessoas que querem emagrecer, para pessoas que querem aumentar sua massa muscular e para pessoas que querem melhorar seu desempenho esportivo As principais fontes de energia para o nosso corpo são os carboidratos, as proteínas e os lipídios, e um bom equilíbrio entre o consumo e o gasto dos mesmos são o que tornam a dieta ideal para cada individuo.
No skate o que ingerimos antes e depois da sessão, podem determinar uma melhora da disposição e da duração da sessão. Sabemos o quanto é difícil se alimentar de forma correta e saudável na rua, porem algumas coisas simples podem ajudar.



O skate é um esporte de alta intensidade e de baixa duração, por utilizarmos uma grande quantidade de energia na realização das manobras, mas com um intervalo de tempo muito grande entre elas, o que torna ele um esporte de baixa duração, pelo fato das manobras não serem continuas, a não ser que você esteja realizando linhas de grande extensão e com muitas manobras durante um longo período de tempo.Por tudo isso, é ideal antes da sessão ingerir bastante carboidrato, pois ele é a principal fonte de energia para atividades como o skate, e após a sessão o ideal seria ingerir mais carboidratos para repor o que já foi perdido e ingerir um pouco de proteínas

Lembrando a todos que somente o nutricionista poderá lhe recomendar uma dieta balanceada e ideal para o seu biotipo e principalmente para o seu estilo de vida.
Consulte sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de programa alimentar, evitando assim problemas posteriores com a sua saúde.
Lembre-se: ande skate, evolua e divirta-se.


sábado, 12 de janeiro de 2008

Praça CWB - Skate e Lazer


Nunca deixe seus sonhos de lado, Praça CWB - skate e lazer, um sonho concretizado”.

Foi com essa idéia que Guilherme Labiak, skatista e um dos idealizadores da extinta marca de skate Látex, correu atrás de mais uma conquista para a sua vida.
Após anos andando de skate aqui no Brasil, Guilherme Labiak buscando sua evolução no skate e cultural, resolveu realizar o sonho de muitos skatistas brasileiros, foi para a gringa onde andou nos EUA e Europa, passando pelos melhores picos do mundo, trabalhando duro e juntando dinheiro.
Quando retornou ao Brasil em novembro de 2005, mais precisamente a Curitiba, notou a falta de picos de rua na cidade e a dificuldade de andar nos poucos que havia. Com isso teve a idéia de construir a pista que a principio foi um sonho, alem das praças de skate ser uma tendência mundial, Guilherme Labiak sabia que aquilo não era um sonho só seu, mas sim o sonho de muitos skatistas brasileiros e principalmente curitibanos, que em um curto período de tempo se tornou realidade.


Durante 6 meses ele e as pessoas envolvidas neste sonho tiveram um árduo trabalho para a realização deste projeto, que consistia em arrumar um terreno adequando para a realização da obra e principalmente transpor as barreiras burocráticas existentes em nosso país, até mesmo em projetos que tenham como meta o incentivo ao esporte.


No sábado dia 16 de Dezembro de 2006 ocorreu à inauguração da pista, com a presença de skatistas de muitas partes do Brasil.


A partir dai a Praça CWB se tornou um marco no skate nacional, onde encontramos os melhores picos de rua dentro de uma pista muito bem planejada, que logo serviu de abrigo para importantes eventos do skate nacional como o Nike SB Photo Incentive, o Cisco All Sessions e uma etapa do Circuito Freeday diferente de todas as outras já realizadas, pois tinha o verdadeiro street skate na essência.

Rapidamente a Praça CWB ficou conhecida em todo o território nacional e se tornou ponto de encontro de amigos, seja para dar um role, ficar no bar conversando e assistindo o role dos amigos, admirar as vertentes da arte urbana espalhadas pela pista ou simplesmente escutar o que há de melhor na black music.

Guilherme Labiak conseguiu através da pista e do seu estilo de skate, mostrar que é possível andar de skate com diversão e trabalhar de forma séria ao mesmo tempo, tendo assim uma profissão que é o skate e podendo viver dela, o que é um incentivo muito grande para toda a molecada curitibana.

Hoje a pista conta com os patrocínios da Ticcolor e Europedras, alem do apoio das marcas que anunciam na pista que são a Freeday e a Cisco.

Após um ano de funcionamento, alem de uma completa estrutura para a prática do skate de rua você também encontra lá a CWB Bar e Lanchonete, a DxStar Original (loja de roupas e acessórios de skate), a Pylaco Palace (produtora musical) e a Palace Design (comunicação visual), tudo isso de terça a domingo na Rua Coronel Amazonas Marcondes 1493 – Cabral – Curitiba – Paraná.

Seguindo a idéia do skatista Guilherme Labiak de não deixar os sonhos de lado, eu corri atrás do meu que era conhecer a Praça CWB um marco do skate de rua no Brasil, e com a ajuda da Famous Sport e da Sigilo Skate Shop eu consegui realizá-lo, começando 2008 cheio de energia e de forma muito positiva.
Bom ano a todos os amigos que acompanham o Skate Saúde.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.