sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Abdômen

Uma região do corpo muito falada atualmente é abdômen, principalmente no que se diz respeito à estética.
O abdômen é a parte do tronco entre o tórax e a pelve (quadril). É a maior cavidade do corpo humano e faz a sustentação da parede abdominal que contém a maioria dos órgãos, como o estômago, intestino delgado, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, útero, ovários; além da artéria aorta abdominal e da veia cava inferior. O abdômen tem suas estruturas compostas por paredes musculares (reto abdominal, os oblíquos interno e externo do abdômen e o transverso do abdômen). Apenas a parte posterior é formada por vértebras, de T12 até a última sacral.
Quanto ao skate, a principal importância do abdômen é que ele funciona como o centro gravitacional do corpo, responsável direto pelo equilíbrio e postura corporal.
Quando há flacidez muscular abdominal, os órgãos se projetam frontalmente, modificando o centro de gravidade corporal. Com conseqüente sobrecarga na coluna torácica e lombar, o que pode ocasionar dores nesta região impedindo o skatista de andar, e principalmente alterar o equilíbrio do skatista, dificultando ainda mais a realização de manobras.

Talvez um trabalho de fortalecimento desta musculatura fora a pratica do skate, possa vir a facilitar o equilíbrio do skatista e conseqüentemente melhorar o style de suas manobras.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pro-Model

Boas idéias e atitudes positivas são o que movem o skate para um caminho melhor, a campanha do Pro-Model idealizada pelo skatista profissional e empresário Alessandro Carvalho "Mcgregor" vem somar muito ao mercado nacional, trazendo benefício a todos.
Confira agora nas palavras do próprio McGregor como funciona este projeto. “O objetivo principal da campanha é conscientizar o consumidor do skate, que é a peça principal para que o mercado funcione corretamente, dos benefícios que o shape Pro-Model tem para o mercado do skate e em contrapartida os malefícios do shape liso.
Claro que não dá para comparar o mercado brasileiro com o mercado americano, mas é importante dizer que o shape Pro-Model é o que regulamentariza nos EUA a passagem de um atleta amador para a categoria profissional.
Mas independente de Brasil ou EUA, o shape Pro-Model tem funcionalidade em diversos aspectos para o mercado.
O shape Pro-Model é uma das principais peças do skate e de maior produção no mercado de skate, sendo assim ela é a ferramenta mais eficaz dentre as peças de skate para se criar um vínculo empresa - atleta, onde o atleta contribui com toda sua identidade, características na maneira de andar, e até o conhecimento técnico ao desenvolver o produto após anos de relacionamento para com o mercado.
O Pro-Model funciona também como uma forma de prêmio para pessoas que dedicaram parte de suas vidas praticando o esporte.
Fortalece o trabalho do atleta profissional, fazendo com que o mesmo tenha um status maior como atleta pertencente a esta categoria de elite, criando sonhos para iniciantes no esporte, servindo como uma direção do caminho a ser seguido.
Faz com que a marca tenha mais comprometimento para com o atleta. A marca que produz shape Pro-Model, consecutivamente, tem atletas pros na equipe, e ter uma equipe desse tipo mostra um comprometimento maior da marca com o mercado, pois para um atleta exercer seu trabalho é necessário uma série de outros compromissos dentro do mercado para que o mesmo desempenhe sua função.
Atletas profissionais têm bagagem e conhecimento contribuindo com a marca para que a mesma tenha uma direção melhor no mercado e trabalhe de forma correta.
Existem várias questões que envolvem o shape Pro-Model, e muitas outras que envolvem o shape liso. O shape liso funciona com um cd pirata, não ajuda ninguém a não ser o produtor do shape, ele não patrocina atletas, não faz anuncio, tampouco eventos ou qualquer outro tipo de divulgação ou trabalho que mantenha a chama do skate acesa. No site da CBSK (www.cbsk.com.br/asp/pro_model.htm), é possível ver opiniões distintas de diversas pessoas de importância no mercado.
A adesão dos atletas é quase unânime pois alguns preferem não participar de questões políticas, mas com certeza a importância de se ter shapes Pro-Model no mercado e banir os shapes lisos, são em 100% de aprovação por parte dos atletas.”
Tomara que esta iniciativa se concretize e traga bons frutos para o mercado nacional, fazendo com que o skate não pare de crescer.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Canelite

Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial ou Periostite Medial de Tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e musculos da Tibia, podendo se tornar uma fratura por estresse. É comum em atletas que praticam esportes de corrida como atletismo e de saltos como ginastica olimpica e o skate.
A canelite é aquela dor persistente na região da canela do skatista, que permanece durante a sessão e após a mesma, dificultando movimentos com o pé e impossibitando a realização de manobras de flip.
Alguns fatores podem desencadear este problema como a pronação dos pés por um longo período sobre o skate ou durante atividades do dia a dia, o uso de calçados inadequados sem a absorção de impacto adequada ou com essa absorção em local errado como vemos em muitos casos e os fatores genéticos pré disponentes. Uma dica para evitar ou minimizar este problema é alonguar o local antes de aquecer, e mais uma vez depois do aquecimento antes de iniciar as manobras mais pesadas da sessão.
Caso essa dor apareça procure uma médico para fazer uma melhor avaliação (isso pode ser uma fratura por stress) e use gelo e antiinflamatórios não esteróides no começo da inflamação, então trabalhe a flexibilidade e alongue o local acometido para ganhar maior ADM e e estimular a regeneração tecidual.
Também massageie gentilmente o músculo respeitando sua tolerancia a dor e o uso de Palmilha ortopédica pode auxiliar o tratamento e tambem prevenir que a dor volte no decorrer da sessão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sábado, 11 de outubro de 2008

Kinesio Taping

Após algumas lesões recidivas no tornozelo, o skatista Daniel Quadrado resolveu tratar seu ultimo entorse no tornozelo com auxilio da Skate Saúde.Depois de algumas sessões de tratamento convencionais, somado a vontade de andar de skate, resolvemos aplicar a bandagem Kinesio Taping no tornozelo do skatista, método que já vem sendo utilizado em muitos esportes. Os objetivos para a aplicação desta bandagem funcional foram:
- aliviar a dor e a sensação de desconforto;
- dar suporte aos músculos em movimento (expansão)
- corrigir desalinhamentos articulares.
Espero ter um bom resultado com a aplicação desta técnica e começar a proporcionar com mais freqüência a todos os skatistas os benefícios que Kinesio Taping trás tanto para a prevenção como para a recuperação de lesões.
Em breve colocarei as fotos e a conclusão deste tratamento.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Escola de Skate

A Escola de Skate Ciência do Skate lança oficialmente o seu site para todo Brasil, o www.escoladeskate.com.br. O principal atrativo da Escola de Skate é o projeto Vida Skate.
O Vida Skate é o projeto de iniciação ao skate que tem como diretriz educar e socializar meninos e meninas, atuando dentro de colégios, clubes e condomínios. Se você estiver matriculado no ensino fundamental ou médio e estiver interessado em fazer divertidas aulas de skate, imagine as seguintes situações: 1. Você e seus amigos aprendendo as manobras mais radicais do skate, dentro do seu colégio, 2x por semana e durante o ano
todo;
2. Obstáculos de skate especiais para acelerar o seu aprendizado;
3. Você ganhando brindes de famosas marcas de skate;
4. Um professor preparado para ensinar com segurança e diversão;
5. Campeonatos e eventos de skate acontecendo dentro do seu colégio.
Gostou da idéia? Se você deseja ver isso acontecendo, você vai precisar do apoio de seus colegas, professores e certamente dos diretores. O Projeto Vida Skate pode ajudar a criar uma experiência positiva de aprendizagem para todos os envolvidos.
Um aluno entusiasmado com esta idéia pode ser o suficiente para dar o primeiro passo e fazer isso tudo acontecer. O seu primeiro passo pode ser o de discutir essas informações com seus pais, colegas e professores. Mas lembre-se, a diplomacia tem de ser um aspecto presente nesta negociação.Alunos interessados em ter o skate como atividade extra classe em seus colégios podem fazer o download do abaixo assinado “Eu Quero Aulas de Skate” através do site da escola de skate, e fazer esta idéia acontecer.
Professores interessados em trabalhar com o projeto Vida Skate também podem se cadastrar no site.
O site da Escola de Skate Ciência do Skate conta com o apoio da QIX Internacional, da MOSKA Wheels, da NEW Skate, do Curso YÁZIGI de Esteio, da Loja WTH e da CemporcentoSKATE.
Acesse o www.escoladeskate.com.br agora e conheça o site da Escola de Skate.