sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

IAPI

Neste meu ultimo post sobre os principais picos de skate de Porto Alegre, falarei sobre um dos melhores picos de skate que já andei em minha vida, a Praça Frederico Ballvê , mais conhecida como IAPI. Sem duvida nenhuma, uma das maiores pista de skate do Brasil com cerca de 4.000 m², a pista foi inaugurada em 2001, é muito completa, existem muitos obstáculos para todos os gostos e atende desde o iniciante até o profissional.
A principio não sou adepto de andar em pistas de skate, mas o IAPI é muito mais uma Skate Plaza do que uma pista convencional, o que me agradou demais pelos obstáculos serem os mesmos encontrados na rua, como caixotes, palcos de diferentes alturas, canos, uma sequencia de bancos de praça e um caixote em subida totalmente diferente que foi construído pelos próprios locais da pista.
No outro lado da pista temos uma mini ramp, e um mini quarter que servem para aqueles que querem andar em transições.
O piso do IAPI é perfeito, a pista apesar de ser publica é muito bem conservada, já foi palco de vários eventos e muitas imagens feitas nesta pista rodam o mundo através dos vídeos de skate, sem falar que ela é celeiro de grandes talentos da capital gaucha.
Um lugar para se andar diariamente, onde se pode evoluir e aprender muitas manobras, sem ter problemas com repressão, ou enjoar do local, pois a possibilidade de linhas e manobras nesta praça é infinita.
A pista do IAPI fica na Av. Cristovão Colombo, no Bairro de Higienópolis em Porto Alegre, é de fácil acesso e muitas linhas de ônibus passam pelo local.
Em breve um novo Skate Plaza será construído em Porto Alegre, um belo projeto porem com o local indefinido. Após ter a oportunidade de conhecer a pista do IAPI e a Praça CWB em Curitiba, fico me perguntando o que falta para se construir um belo Skate Plaza aqui em São Paulo como estas que encontramos na região sul do país.
Gostaria de agradecer a todos da Matriz Skateshop, em especial ao Alano pelo apoio e ajuda durante minha estadia em Porto Alegre.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Porto Alegre

Dando continuidade a série de posts sobre alguns picos em que tive a oportunidade de andar em Porto Alegre, falarei agora sobre mais dois deles, que com certeza foram locais onde me diverti muito e gostei de andar.
O primeiro deles é a quadra chamada Beijamim, que foi palco do Desafio de Rua da revista 100% no ano de 2006. Na Beijamim já foram coletadas muitas imagens para revistas e vídeos, mas ao chegar lá me surpreendi com a dificuldade de andar no pico, e principalmente considerei ainda mais as manobras já realizadas nele.
A primeira coisa que observamos é a altura do gap existente, muito alto e difícil de encarar, logo ao lado do gap na parte de baixo, temos a borda onde foi colocado mármore e escorrega bastante.
Logo à frente temos um buraco no chão, extenso e que foi palco de muitas linhas, próximo ao buraco temos um novo obstáculo que é um cofre, que foi colocado pelos skatistas locais, onde inúmeras manobras de borda podem ser realizadas.

No outro extremo da quadra temos uma rampa 45 natural em cimento, onde foi colocado o banco para o Desafio de Rua, formando a transição com borda, obstáculo muito visto em vídeos gringos. Atualmente este banco não existe mais, porem foi colocado um caixote no seu lugar, e as sessões rolam normalmente.

O ponto negativo da Beijamim fica por conta do chão rústico e principalmente a sujeira encontrada após a chuva que caiu no dia anterior, impossibilitando de andar na 45 mesmo com muito esforço para limpar o local.

Outro pico que eu gostei muito de andar foi o Calçadão de Ipanema, que margeia o Rio Guaíba, e também já foi palco para várias imagens.

Este pico fica a poucos minutos do centro de Porto Alegre e tem uma paisagem maravilhosa e uma vibe muito boa para se andar. É formado por uma seqüência de bancos de madeira onde podem ser realizadas muitas linhas, e tem um chão muito bom, com certeza vale a pena andar lá, e conhecer as belezas naturais da região.
Aguardem o ultimo post que falarei sobre a pista do IAPI.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.






sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Porto Alegre

Na primeira semana deste ano, tive a oportunidade de estar viajando para Porto Alegre, uma das mais tradicionais cidades do skate brasileiro, celeiro de alguns dos melhores skatistas do mundo e uma cidade com muitos picos de rua, onde tive prazer de conhecer alguns dos mais famosos, que sempre vi imagens em vídeos e revistas, mas com certeza faltaram muitos para conhecer nesta minha breve visita. O primeiro lugar que tive o prazer de andar foi a Praça da Matriz, localizada no centro de Porto Alegre ao lado de diversos prédios de importância histórica e social para a cidade.
Na sua arquitetura observamos diversos monumentos feitos em bronze, que simbolizam momentos e figuras históricas, sendo um grande ponto turístico da cidade. Devido a sua arquitetura a Praça da Matriz foi por muitos anos o principal e mais famoso pico de skate da região.
A praça possui um solo muito liso, com uma borda em uma escada circular onde se encontra o monumento a Júlio de Castilhos, é um ótimo lugar para se fazer manobras de solo e curtir a arquitetura do local.

Atualmente não temos muitos skatistas freqüentando a praça, mas ela simboliza toda uma história do skate gaucho, e deu nome a melhor skate shop de Porto Alegre a Matriz Skate Shop, que conta com uma excelente equipe de atletas e patrocina muitos eventos na cidade.

O segundo local que fui visitar foi a Praça XV localizada no centro comercial de Porto Alegre ao lado do Mercado Municipal. A Praça XV foi também um cenário importante do skate gaucho e palco do Desafio de Rua da revista 100% Skate realizado no ano de 2006.

A praça antes contava com vários bancos, e a borda construída para o Desafio de Rua, porem, todos estes obstáculos foram removidos pela prefeitura. Atualmente a praça possui um solo muito liso e uma escadaria muito legal de se andar, o ponto negativo fica para o número de pessoas que circula no local durante o dia, o que torna impossível andar de skate mesmo em um domingo de manhã.
Esta foi o primeiro post sobre os picos que conheci em Porto Alegre, aguarde, pois falarei ainda sobre o restante nas próximas semanas.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.





sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Lesões em Skatistas Profissionais

Para começar o ano novo, vamos dar continuidade aos posts sobre meu estudo das lesões em skatistas profissionais de street, mas desta vez o enfoque vai para a forma de tratamento realizada por eles.
Após sofrerem qualquer tipo de lesão, todos os atletas entrevistados relataram buscar ajuda médica, somente 78,1% dos skatistas entrevistados relataram realizar fisioterapia para se reabilitar das lesões, fato este que justifica o grande número de lesões recidivas (lesões no mesmo local ou em local próximo da antiga lesão) nestes skatistas.

Talvez com um trabalho de reabilitação bem feito após uma lesão, com ganho de força e amplitude de movimento ideal alem de uma volta gradativa ao skate, sem a realização de manobras muito complexas no início, possa ser um fator primordial para a cura do skatista e uma volta traquila a sua rotina.
Feliz 2009 para todos que acompanham o blog, amanhã estarei indo para Porto Alegre fazer uma série de matérias sobre os principais picos de skate de lá, fiquem ligados pois em 2009 teremos muitas novidades.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.