sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lesões em Skatistas Profissionais

Voltando a falar sobre as lesões em skatistas profissionais de street skate, um dado muito interessante foi quantificado por mim neste ultimo estudo.
Tive a idéia de correlacionar a freqüência de sessões de skate, com o número de lesões apresentadas pelos skatistas.
Lembrando que foram entrevistados 32 skatistas profissionais de street brasileiros e quando agrupada a quantidade de lesões por freqüência de treino, verificou-se que, nos membros superiores os skatistas que andaram mais de 5 vezes por semana relataram terem tido 6 lesões, os skatistas que andaram de 3 a 5 vezes por semana relataram terem tido 4 lesões e os skatistas que andaram menos de 2 dias por semana não apresentaram lesões.
Para o membro inferior, quando agrupada a quantidade de lesões por freqüência de treino, verificou-se que, os skatistas que andaram mais de 5 vezes por semana relataram terem tido 17 lesões, os skatistas que andaram de 3 a 5 vezes por semana relataram terem tido 13 lesões, os skatistas que treinaram de 2 a 3 dias por semana relataram terem tido 9 lesões e os skatistas que andaram menos de 2 dias por semana relataram terem tido 3 lesões.
A conclusão é que quando levado em consideração a quantidade de treino semanal, os skatistas que tiveram a maior freqüência de sessões, apresentaram maior número de lesões.
Lembre-se: ande de skate,evolua e divirta-se.

8 comentários:

  1. Thiago Pino,

    Primeiramente parabéns pelo blog. Está muito bom.
    Gostaria de dar um sugestão. De que na pesquisa se relacionasse também o trabalho de prevenção(alongamento, fortalecimento) com a quantidade de lesões. Em atletas que se previnem X atletas que não se previnem.

    Valeu pela atenção, continue com o trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Caro Hendy...
    Gostaria de agradecer seus elogios e principalmente por acompanhar o blog.
    Esta pesquisa eu realizei ano passado e ela ja esta finalizada e ja foi apresentada, porem quando eu estava realindo ela, tive esta mesma idéia que voce, mas infelismente são poucos atletas profissionais que fazem um trabalho preventivo de lesões, o que não seria uma população ideal para uma pesquisa cientifica.
    Consegui relacionar skatistas profissionais que realizam aquecimento antes de andar, e skatistas profissionais que praticam outros esportes, em breve estarei postando estes novos dados.
    Valeu a sugestão e se quiser me adicione no msn, thiagopino@hotmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. pode cre...
    essa ideia eh verdade mesmo!!!
    eu sou skatista amador esse ano,
    ando umas 5 ou a semana toda de skate,
    e lesões e oq não falta!!!
    hauhauahu
    mais minha vontade é maior,
    de sempre estar treinando algo novo,
    para um dia poder ser lembrado no skate Brasileiro..." Ande de skate, Evolua, Divirta-se...pq sem diversão...não tem skate!"

    Parabens Thiago

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar parabéns pelo blog e pelo trabalho que vem fazendo com os nosso skatistas brasileiros. ando de skate a 24 anos e só agora que estou começando a ter lesões, 1 ano atras tirei o cotovelo do lugar que foi minha primeira lesão grave e os outras foram torções mesmo e agora preciso do trabalho de fisioterapeutas do skate e que entendam das lesões e acheio a pessoa certa...é isso ai. ando por amor ao skate e jamais parei e acho que nunca vou parar..skate até o fim. sucesso thiago e é com maior prazer que quero fazer parte desta clinica de vencedores e de verdadeiros skatistas.
    meus sinceros votos de sucesso pra vc e de quem faz parte direto ou indiretamente.
    paz
    abraço
    Alexandre zikkzira

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thiago. Já te adicionei no msn.
    Depois confere se deu certo.
    Meu msn é hendy_2bw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber algumas informações sobre a prevalencia de lesões na coluna em atleta.Será que skatista é uma boa opção?meu msn.Smily_rios@hotmail.com

    ResponderExcluir