Dando continuidade na campanha pela valorização do Pro-Model no Brasil, conversamos com o idealizador da campanha, o skatista profissional Alessandro McGregor para saber mais informações sobre a segunda etapa da campanha a Diamond-Series.
SS- Qual foi o resultado da primeira fase da campanha e como você sentiu a repercussão sobre o Pro-Model?
O resultado foi satisfatório por ter sido o primeiro trabalho que fiz associado a uma campanha em prol de algo que é necessário para o mercado do skate. Percebi que diferente do que sempre dizem que o mercado é “cada um por si” existe sim uma possibilidade e interesse de todos de se aproximarem e pleitearem o que é de interesse comum a todos que trabalham no mercado.
SS- Como surgiu a idéia para esta segunda fase, com a customização dos shapes e qual foi o critério de escolha dos artistas e dos skatistas que irão participar?
A idéia de inserir arte se deu pelo fato de conhecer vários artistas e de que utilizando a arte podemos levar o skate e a campanha para um publico simpatizante, que são skatistas em potencial, ou seja, que ainda não andam de skate mas podem um dia começar a andar, devido ao fato de mídias que não são do skate terem interesse em cobrir eventos relacionados a arte e também lugares que expõe arte. A idéia para escolher os artistas foi mesmo escolher artistas que utilizassem técnicas diferentes e de preferência que não fossem conhecidos do publico do skate, e do circuito da arte, que é visto frequentemente nas exposições, se tornando como foco a exposição em si e a campanha e não necessariamente o artista, o artista será prestigiado pelo seu trabalho final e não pelo seu nome no mercado. Os skatistas pensei em fazer uma lojistica selecionando skatistas de diversas modalidades, diversas regiões e de diferentes estilos e o mais importante, onde todos tem uma importância dentro do mercado do skate, mesmo que o publico leigo o desconheça porque vamos na campanha apresentar um por um e mostrar qual sua importância no Universo Skate.
SS- Explique melhor para nós como vão funcionar as exposições e esta segunda fase como um todo?
Assim que o material estiver finalizado pelos artistas eles irão ficar a disposição de todos que tiverem interesse de levar o material para expor seja onde for, mas a principio existe já uma serie de pontos onde serão expostos os trabalhos, alguns lugares maiores serão expostos todas as peças, no caso de casas noturnas serão apresentados um numero menor de peças contudo em várias casas noturnas simultaneamente, essa série de exposições começa em SP e segue até o dia 05 de novembro com uma exposição nas Olimpíadas da FEBEM para os detentos com bom comportamento, onde na mesma terá uma exibição de atletas profissionais e também uma reforma dos obstáculos que foi possível através dessa campanha, depois disso a exposição segue Brasil afora
.
SS- Esta campanha conta com patrocínios ou apoio de alguma marca ou mídia?
Patrocínio nenhum, mídia existe uma flexibilidade de a maioria das mídias que são do mercado e muitas que também não são, mas de ante mão já existem mídias que confirmaram a cobertura desse trabalho. A campanha conta com o mais importante que é o apoio da classe, os skatistas, e também dos artistas que estão fazendo todo o trabalho porque acreditam no projeto.
SS- Vocês já planejam alguma ação futura a esta Diamond Series, podemos esperar mais fases dentro desta campanha?
Grande parte do que consegui foi através do skate e penso sim em ajudar o skate de outras maneiras, penso em idéias e ferramentas que possam ajudar o mercado, mas isso deve ocorrer passo a passo assim que mais pessoas que trabalham para o skate entenderem a concepção de militância que uma campanha tem.
O resultado foi satisfatório por ter sido o primeiro trabalho que fiz associado a uma campanha em prol de algo que é necessário para o mercado do skate. Percebi que diferente do que sempre dizem que o mercado é “cada um por si” existe sim uma possibilidade e interesse de todos de se aproximarem e pleitearem o que é de interesse comum a todos que trabalham no mercado.
SS- Como surgiu a idéia para esta segunda fase, com a customização dos shapes e qual foi o critério de escolha dos artistas e dos skatistas que irão participar?
A idéia de inserir arte se deu pelo fato de conhecer vários artistas e de que utilizando a arte podemos levar o skate e a campanha para um publico simpatizante, que são skatistas em potencial, ou seja, que ainda não andam de skate mas podem um dia começar a andar, devido ao fato de mídias que não são do skate terem interesse em cobrir eventos relacionados a arte e também lugares que expõe arte. A idéia para escolher os artistas foi mesmo escolher artistas que utilizassem técnicas diferentes e de preferência que não fossem conhecidos do publico do skate, e do circuito da arte, que é visto frequentemente nas exposições, se tornando como foco a exposição em si e a campanha e não necessariamente o artista, o artista será prestigiado pelo seu trabalho final e não pelo seu nome no mercado. Os skatistas pensei em fazer uma lojistica selecionando skatistas de diversas modalidades, diversas regiões e de diferentes estilos e o mais importante, onde todos tem uma importância dentro do mercado do skate, mesmo que o publico leigo o desconheça porque vamos na campanha apresentar um por um e mostrar qual sua importância no Universo Skate.
SS- Explique melhor para nós como vão funcionar as exposições e esta segunda fase como um todo?
Assim que o material estiver finalizado pelos artistas eles irão ficar a disposição de todos que tiverem interesse de levar o material para expor seja onde for, mas a principio existe já uma serie de pontos onde serão expostos os trabalhos, alguns lugares maiores serão expostos todas as peças, no caso de casas noturnas serão apresentados um numero menor de peças contudo em várias casas noturnas simultaneamente, essa série de exposições começa em SP e segue até o dia 05 de novembro com uma exposição nas Olimpíadas da FEBEM para os detentos com bom comportamento, onde na mesma terá uma exibição de atletas profissionais e também uma reforma dos obstáculos que foi possível através dessa campanha, depois disso a exposição segue Brasil afora
.
SS- Esta campanha conta com patrocínios ou apoio de alguma marca ou mídia?
Patrocínio nenhum, mídia existe uma flexibilidade de a maioria das mídias que são do mercado e muitas que também não são, mas de ante mão já existem mídias que confirmaram a cobertura desse trabalho. A campanha conta com o mais importante que é o apoio da classe, os skatistas, e também dos artistas que estão fazendo todo o trabalho porque acreditam no projeto.
SS- Vocês já planejam alguma ação futura a esta Diamond Series, podemos esperar mais fases dentro desta campanha?
Grande parte do que consegui foi através do skate e penso sim em ajudar o skate de outras maneiras, penso em idéias e ferramentas que possam ajudar o mercado, mas isso deve ocorrer passo a passo assim que mais pessoas que trabalham para o skate entenderem a concepção de militância que uma campanha tem.
Nessa segunda fase, a campanha além de ter o intuito de conscientização a favor dos shapes assinados por atletas profissionais, associado a uma cuidadosa abordagem sobre o tema em questão, a campanha tem também um teor de reciclagem somado a arte, pois serão customizados 50 shapes usados por 10 artistas com diferentes técnicas de manuseio da peça (shape).
Na primeira sequência de trabalhos o material final produzido pelos artistas será exposto em diversos locais, começando pela Tunel do Tempo situado, localizado na Vila Mariana em São Paulo/SP, à Rua Major Maragliano 387 (ao lado da Faculdade Belas Artes/ESPM).
A abertura da exposição será no dia 02 de outubro a partir das 17 horas, permanecendo neste local até o dia 11 de outubro. A partir dessa data novos locais e cidades serão divulgados.
Já podemos ter uma boa noção do que será apresentado com estes vídeos mostrando um pouco dos trabalhos, assista agora e comece a imaginar o que ainda esta por vir.
Compareçam todos e prestigiem o skate nacional.
Lembre-se:ande de skate, evolua e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário