sexta-feira, 26 de março de 2010

Entrevista - Alessandro McGregor

O skate é uma atividade que engloba muitas outras atividades, como música, moda, arte entre tantas outras. Estar envolvido em todas elas é algo muito difícil, e estar envolvido em tudo isso demonstrando qualidade em tudo é praticamente impossível. Um dos poucos que se arriscam nesta árdua tarefa é o entrevistado do mês no Skate Saúde.
Skatista profissional, curador de exposições artísticas, desenvolveu marcas de conceito no skate, organiza shows e ainda por cima é o idealizador da campanha pela valorização do promodel, confira agora um pouco mais de Alessandro “Mcgregor” uma das cabeças pensantes e com atitude do skate brasileiro.

Foto-Fernando Arata

Nome: Alessandro Silva de Carvalho “Mcgregor”
Idade: 34 anos
Tempo de Skate: Desde 1991
Local: São Paulo

Kick Flip em Catamarca Foto-Sege


SS- Como foi seu início no skate e quando surgiu este apelido?
Tive meu primeiro contato com o skate quando fui morar no ano de 1989 em Guarantiguetá, e ia assistir os eventos no Itaguará Country Club, ganhei até um skate na época, mas comecei a praticar efetivamente quando voltei a SP em 1991, desde então até os dias atuais. Meu apelido é da adolescência, recebi no mundo do skate mesmo, um amigo dizia que eu parecia com um suposto skatista McGregor, então ficou o apelido.

SS- Nesta época quem eram suas influencias e quais os principais picos em que você andava?
Andava no bairro e as influências eram os skatistas dos bairros, pois tinha pouca informação.

SS- Você fez parte da Anhangabau Family, quem fazia parte desta crew e o que ela representou para você?
Na verdade fui um dos idealizadores junto com Leandro Gringo, achávamos que havia um preconceito com a cena de skate no centro da cidade, e criamos a crew que era formado pelos profissionais locais da cena na época que eram Leandro “Gringo”, Eu, Marcus “Kamau”, Alexandre “Pregueiro”, Márcio Torreta, Roberto dos Anjos “Indio”, Sucrilhos, Charles Pereira, Maurício Bozo e o José Eduardo “Anjinho”, depois foram incluídos outros profissionais e também os amadores da época. Para mim foi de extrema importância, pois a partir dessa idéia comecei a articular trabalhos para a crew o que criou relacionamentos de trabalho que permanecem até os dias de hoje.

SS- O sonho de andar de skate na Europa, habita a mente de 1 a cada 2 skatistas brasileiros, você foi um dos primeiros brasileiros a ir filmar na Europa para o vídeo “Desaparecidos na Europa” em 2004, como surgiu este projeto e quais as recordações dos dias passados lá?
A viagem em si não foi roubada no sentido de passar necessidades de viagem mas foi roubada no sentido de cumprir o compromisso de fazer um vídeo pois foi complicado todo o processo de produção.

SS- Por falar em viagens, você também viajou muito pela América da Sul produzindo o “El Truco”, como funcionava este intercambio e quais os benefícios que ele te trouxe?
Na verdade comecei a viajar pela América do Sul na época do Anhangabaú Family, apesar de questionarem a informação foi talvez a primeira concepção de tour fora do país, pois até então eram viagens estilo mochilão. Acho que o El Truco foi um trabalho diferenciado sim, mas não que efetivamente tenha criado algo maior, pois já tínhamos feito anteriormente.

Foto-Fernando Arata

SS- Fale um pouco sobre o surgimento da Omnitech e sobre a produção dos vídeos “Movimento” e “21 peças”?
A idéia da Omnitech surgiu pouco a pouco, e todos os envolvidos acabaram influenciando nos rumos da marca, o vídeo Movimento foi complicado de fazer pois fazer vídeo no Brasil é complicado devido a diversos fatores, e o 21 peças acabei por optar de engavetá-lo e está em stand by.

SS- Você é o idealizador da campanha pela valorização do Pro-model no Brasil, como surgiu esta idéia e quais os resultados que a campanha tem atingido?
A idéia surgiu a partir da reclamação de diversos skatistas, comecei com uma campanha através de depoimentos depois tive a idéia de unir com a arte e começou a tomar corpo e agora tem rumos sólidos e efetivos dentro do mercado, apesar de não ter nenhum patrocinador temos uma agenda para alcançarmos 50 exposições com atrações diversas em todas elas.

SS- Alem do Promodel o que mais deveria mudar no mercado brasileiro de skate?
Investimento de marketing das marcas, darem o que é de direito para a área, muitas marcas não devolvem nem um por cento do que ganham com o skate. Apoio a todos os tipos de mídias, incentivo a leitura, investimento nas categorias de base e valorização das categorias do topo, entre outras coisas.

SS- O que você acha do projeto Skate Saúde?
Um projeto diferenciado que tem uma grande função de ajudar o skatista que sempre fica em segundo plano, ainda mais quando se fala da área de saúde.

SS- Fora a campanha do Promodel que envolve skate e arte, você vem realizando um trabalho com toy art, conte-nos como funciona esta sua nova empreitada?
Surgiu da expo dos shapes também, estamos tentando fazer toy art para num futuro fazer toy art de skatistas, e é um novo mercado aonde com certeza vamos levar a bandeira do skate.



SS- Onde você acha que esta o futuro do skate?
Na educação

SS- Cite os 05 melhores skatistas de todos os tempos e o porquê?
Vou citar um brasileiro que vale por cinco,Alexandre Ribeiro. A evolução do skate moderno no Brasil deve-se grande parte a esta pessoa, além de ser um dos primeiros brasileiros a ir viver no EUA e sair no 411 vm.

SS- Quais são os seus planos para o futuro?
O Futuro a Deus pertence, mas espero poder ajudar o mundo do skate e ser participativo na sociedade que vivo
Agradecimentos: A todos que estão lendo a entrevista. Paz, Harmonia e Saúde a todos, o restante vamos buscando.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Premier Brasil Skate Camp 9° temporada

No ultimo sábado rolou na ex Ultra SkatePark e atual Moema SkatePark a premier do vídeo sobre a ultima temporada do Brasil Skate Camp.
Com a pista liberada, os acampantes aproveitaram para reencontrar os amigos e monitores, alem de andar muito de skate.
Ao comando de Cris Fernandes idealizador do acampamento, iniciou-se a premiação para a equipe vencedora da ultima temporada, onde cada membro da equipe levou um tênis Nike SB novinho para casa.
Finalizando a noite, rolou no telão o vídeo feito por Thomas Lozada, que chamou a atenção de todos os presentes, mostrando detalhadamente como foram os dias de acampamento, com muitas manobras e alegria. Já nos bônus tivemos os dias de apresentação das equipes da Volcom e Nike SB alem de uma série de fotos produzidas por Adriano Kurosu.
Esta premier foi mais uma reunião entre acampantes, familiares, monitores e toda a equipe do Brasil Skate Camp, celebrando a amizade e o verdadeiro skate.
Os próximos quatro dias de muito skate e diversão do Brasil Skate Camp acontecem entre 28 e 31 de julho. As inscrições para a nona temporada do Skate Camp mais tradicional do País já estão abertas. Para maiores informações ligue 3223-4846 e 7895-4126 ou acesse www.brasilskatecamp.com.br.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sexta-feira, 12 de março de 2010

O Skate na Moda - Bate Papo com Lucas Penido

A moda que por muitos é considerado o “uso passageiro que regula a forma de vestir” tem crescido muito nos últimos tempos, tomando proporções inimagináveis. Com ilimitadas fontes de estilos e tendências, as novidades não param e o skate é forte referencia no mundo da moda, não só street-wear, mas o skate criou e cria tendências na rua e na passarela por não se limitar somente a um esporte, mas por ser um estilo de vida. Para falarmos sobre isso, batemos um papo com um expert no assunto, o consultor de moda, representante de marcas e editor do site Hype Br, Lucas Penido, que sempre esta um passo a frente quando falamos em moda de rua.

SS- Seu site o, The Hype Br, é muito comentado por skatistas que conferem as novidades das principais marcas americanas, como surgiu e idéia de fazer o site e como é feita a seleção de matérias que entram nele?
O The Hype BR surgiu como um blog, que criei em 2007, simplesmente pois vi que não existiam nenhum outro site ou blog, que realmente focasse nesse lifestyle! Sempre digo que quando criei o blog, não sabia se uma ou um milhão de pessoas iriam ler; realmente foi sem pretensão nenhuma. Com relação a seleção de matérias, não existe nenhum processo em si, apenas escrevemos sobre notícias que realmente se destacam e achamos que mereçam atenção. Um detalhe, não são só sobre marcas americanas, mas do mundo todo.

SS- Fora o site, quais outras atividades você exerce?
(Risos) Está cada vez mais difícil de responder essa pergunta; mas sou consultor de moda, algo que graças a Deus, sou bastante solicitado por shops e boutiques; tenho uma empresa de distribuição de marcas, que se chama UNTLD, e distribui nomes como a Mishka NYC, a Hellz Bellz, 10 Deep, Boundless NY, e CTRL. (entre outras), e também escrevo artigos e contribuo com algumas revistas e sites. Fora isso, estou sempre me envolvendo com projetos que considero bacana! Queria fazer mais, mas falta tempo! (Risos).

SS- Como você vê a relação do skate com a atual cena street- wear mundial?
A cultura skatista, como um todo é hoje uma das maiores influências na moda, seja street ou não.
SS- Quais as marcas de skate que mais se destacam no mundo fashion e porque elas atingiram este patamar?
Existem várias! Hoje, no mundo “fashion”, acho que a que mais se destaca é a Supreme. Ela atingiu esse patamar lançando produtos de qualidade, fazendo colaborações bacanas, e claro lançando itens no qual os amantes tanto da cultura do skate, quanto da moda se identificam!
SS- Você passa boa parte do seu tempo em NY, um dos grandes centros do skate mundial, você tem algum contato com a cena local dos skatistas?
Tenho sim, mas devido ao tempo, menos do que gostaria! Viajo muito, e isso dificulta um pouco.

SS- O que você acha de linhas de produtos assinadas por skatistas profissionais como os models de tênis do P.Rod lançados pela Nike entre outros produtos?
Acho sensacionais! Acho bacana principalmente, pois antigamente eram alguns “executivos” que decidiam o que seria lançado; mas vários deles nunca se quer andaram de skate, e por isso víamos muita coisa que não criava um vinculo com o skatista. Hoje não, a maioria desses itens, são assinados por skatistas! Que sabem do que a rapazeada gosta, e claro qual a necessidade prática de tal item! Destaco também as colaborações da Vans, e da Supra.

SS- Falando em tênis ocorreu uma grande evolução nos modelos nos últimos anos, e também os modelos clássicos voltaram com tudo fazendo a cabeça dos sneakers, a que se deve esta evolução nos calçados para skate?
Se deve a diversos fatores, um deles é o próprio tempo! Aquele lance, “a prática gera a perfeição”, ou melhor, a evolução, e para isso é necessário tempo! Outro é a tecnologia,
hoje existem maneiras (tecnologicamente falando) de se saber precisamente o que funciona e o que não funciona! Por isso, é possível criar um modelo de tênis cada vez mais próximo da necessidade de um atleta; nesse caso, de um skatista!

SS- Cite suas marcas favoritas americanas e brasileiras de skate e como elas se tornaram suas favoritas?
No Brasil, respeito muito a história da Vision Streetwear, que inclusive está voltando com alguns sneakers clássicos! Nos EUA, gosto muito da Vans, Supra, Nike SPW e Supreme. Cada uma por algo diferente, a Vans, por ser clássica, ter uma história que me identifico muito! Lançar produtos de altíssima qualidade, e por respirar a cultura “skateboard/musica” o tempo inteiro. A Supra, porque acho que a Supra é o futuro! Os tênis são excelentes para a prática do skate, mas também muito estilosos! A Nike SPW, pois acho os tênis muito estilosos, clássicos, sou colecionador, e devido as colaborações. Finalmente a Supreme, porque primeiro é uma marca nova-iorquina, vi o nascimento da Supreme, tem muito a ver com o meu dia a dia! E simplesmente por que me identifico muito com a identidade da marca em si!

SS- Os skatistas brasileiros figuram sempre entre os melhores do mundo, o que falta para as marcas brasileiras também atingir este conceito?
Existem diversas teorias de reposta para essa pergunta! Hoje o Brasil já tem marcas que lançam produtos com qualidade, acho que o que falta é um investimento maior na propaganda, algo que é muito caro! Agora, acredito muito no potencial das marcas brasileiras! O brasileiro é criativo por natureza! Acho que não demora muito a termos uma marca que se destaque!

SS- Quais são seus planos e projetos para o futuro?
A curto prazo, quero sempre continuar aprimorando e melhorando o The Hype BR, também quero trabalhar bastante na área de consultoria e palestras. Num futuro não tão distante, quero também colaborar com algumas marcas,na criação de produtos! Geralmente não faço planos a loooongo prazo, pois acredito em Deus, e deixo os meus planos na mão dele.

Quer saber mais sobre o Lucas acesse:
http://twitter.com/LucasPenido
http://thehypebr.com/

sexta-feira, 5 de março de 2010

O Yoga no Skate

Um corpo bem equilibrado tem um rendimento muito melhor em todas as suas funções e na pratica do skate isso não é diferente.
O skate é uma atividade de alto impacto que trás muito desgaste físico e psicológico a seus praticantes, que a todo o momento buscam se superar na evolução da manobras.
Uma forma de recuperar este equilíbrio físico e mental esta na pratica de atividades como o Yoga, que é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. A prática é conhecida em todo o mundo como o mais antigo sistema para colocar em forma o corpo e a mente. O Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções nos proporcionando o equilíbrio necessário para termos uma boa qualidade de vida.

O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico, melhora da coordenação e equilíbrio alem do desenvolvimento da flexibilidade.
As técnicas mais utilizadas no Yoga são: Ásanas (exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo, diminuindo assim o risco de lesões), Pranayama (que são os exercícios respiratórios), Yoganidra (onde aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo) e a Meditação (que é sentar-se quieto e observar a si mesmo).
Muitos skatistas estão recorrendo ao Yoga para obter um melhor condicionamento físico alem de equilíbrio físico e mental, melhorando assim seu desempenho sobre o carrinho e minimizando o risco de lesões. A dica é sempre buscar profissionais capacitados e locais especializados para a realização desta atividade complementar ao skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.