Uma área de muitas lesões e constante preocupação para todo o skatista é o joelho. Sabemos que muitos skatistas já sofreram graves lesões nesta articulação e que a dificuldade para retomar as atividades normais no skate é grande.
Uma situação muito comum após uma lesão no joelho é o surgimento da famosa “água no joelho”. Água no joelho é o termo genérico que se refere ao inchaço do joelho, devido ao acúmulo de líquido sinovial (líquido responsável por lubrificar a articulação e nutrir a cartilagem) que devido a alguns fatores como lesões, infecções ou determinados tipos de doença passa a ser produzido em excesso levando ao acúmulo na região do joelho. Esta situação é conhecida como derrame articular.
Os principais casos de "água no joelho" aparecem após torções, pancadas e lesões de cartilagem ou no menisco. Dor, inchaço e rigidez articular são os sintomas mais comuns da água no joelho. O acúmulo de líquido no joelho pode afetar a amplitude de movimento da articulação o que leva o individuo a sentir rigidez ou grande dificuldade em flexionar ou estender a perna.
Conforme o problema é tratado incluindo muito repouso e sessões de fisioterapia, o fluido vai sendo reabsorvido pelo organismo. Entretanto, se houver uma quantidade muito grande da substância, o médico pode realizar uma punção (com uma agulha, drenar o líquido do local) e quando o acúmulo de "água no joelho" diminuir, o paciente sentira menos desconforto o que facilita o diagnóstico para tratar a lesão inicial.
Após o tratamento da lesão inicial com sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular alem de muitos exercícios proprioceptivos o individuo é liberado para suas atividades normais e gradativamente à volta ao skate.
Sempre que ocorrer qualquer lesão durante a sessão de skate procure por atendimento médico o mais rápido possível minimizando assim o risco de agravar a situação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
É isso ai ZANONI seu trabalho é referencia no skate nacional... sem palavrsa seu trabalho é simplesmente brilhante de um cara que te admira muito Bruno Filgueiras.
Sem palavras Bruno, ainda mais escutar isso de um cara como voce, cabreiro no skate e empenhado nos estudos relacionados ao board ...
Nóis firma ...
Tive uma queda de skate e torci o joelho, a primeira suspeita (no PS) foi de lesão no menisco e ligamento. Mas passei com o especialista e ele acha que foi só uma torção sem consequências graves. De qq forma, pediu uma ressonância. Cheguei até aqui pesquisando sobre o assunto e achei o máximo o conteúdo do blog direcionado pra saúde dos skatistas. Tudo escrito de forma clara e objetiva, muito bem explicado. Vou acompanhar com certeza e recomendar aos amigos. Parabéns pelo trabalho e sucesso!! Ani
Postar um comentário