quinta-feira, 24 de março de 2011

A Hérnia de disco e o Skate

Nos ultimos meses tenho observado aqui na clínica um aumento consideravel de skatistas que procuram nossos serviços com a queixa de dores nas costas.
Alguns relatam que as dores começaram após alguma queda com o skate e outros que elas simplesmente começaram a surgir sem nenhum motivo aparente. Após alguns textes e a observação dos exames de imagem chegamos ao diagnóstico de hérnia de disco, uma doença muito comum em pessoas de idade mas que vem afetando alguns skatistas.
A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou podem acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem às raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

Existem, normalmente, 31 pares de raízes nervosas que saem da coluna e se distribuem para todo o corpo. O maior nervo do corpo humano (nervo ciático) é formado por cinco dessas raízes. Quando uma delas é comprimida pela hérnia, ocorre dor e outros sintomas.
A maioria das hérnias nos skatistas ocorre na região lombar (perto da cintura), mas também existem hérnias da região torácica e cervical (pescoço). No quadro clínico, a coluna pode manter-se rígida, a curva lordótica lombar normal pode desaparecer, espasmos musculares podem ser proeminentes e a dor exacerbar-se na extensão da coluna e ser aliviada em flexão lenta. A parestesia e a perda sensorial com fraqueza motora no miótomo suprido por aquela raiz, além da diminuição ou ausência de reflexos são evidências de distúrbios neurológicos causados pela hérnia discal.
Por ser a dor o sintoma mais comum nesta patologia, a origem exata da dor localizada não é conhecida, mas pode resultar de compressão do nervo sinovertebral. A dor radicular geralmente aparece depois de ataques repetidos de dor localizada e é percebida como aguda, de forma súbita que pode irradiar da coluna ao longo da distribuição inteira da raiz envolvida ou afetar somente uma parte desta raiz. Ambas as dores, localizada e radicular podem ser aliviadas com o repouso e aumenta com as atividades.
As hérnias discais são classificadas em cervicais, dorsais e lombares, de acordo com segmentos na coluna onde a hérnia se desenvolveu. Agora, de acordo com a localização das hérnias, estas podem ser classificadas também quanto a sua localização, estas são medianas, para-medianas, foraminais ou extra-foraminais, ocorrendo dor nas costas por um longo período, surgimento de dor nas pernas, dormência e diminuição de força na perna afetada e posteriormente atrofia da musculatura.

O tratamento pode acorrer de duas formas, o cirúrgico em casos mais graves e o conservador em casos mais amenos. No tratamento conservador sessões de fisioterapia com o uso de técnicas de eletroterapia obtemos uma grande diminuição da dor, já com os alongamentos e exercícios, conseguimos o relaxamento da musculatura contraturada, fortalecimento dos músculos abdominais e da região dorsolombar e desenvolvimento de apoio muscular ao redor da coluna, e as sessões de RPG garantem a melhora da postura e uma qualidade de vida muito maior ao skatista.
A volta ao skate é um pouco mais lenta que em outros casos devido a região lesionada estar sempre ativa durante a pratica do skate, o que nos trás um cuidado redobrado na retomada das sessões. Atividades leves e monitoradas garantem um retorno gradativo ao skatista e o sucesso nesta reta final do tratamento.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 17 de março de 2011

O skate no Uruguai

Na ultima semana inspirado pelas antigas matérias do Skate Paradise chamadas de “El Truco” tive a oportunidade de conhecer mais uma capital sul-americana com o meu skate, o destino desta vez foi Montevideo capital do Uruguai.
A cena do skate no Uruguai não é muito forte apesar da boa quantidade de picos, na semana que fiquei por lá não vi nenhuma skate shop somente lojas de surf que vendem materiais de skate, e nem revistas e vídeos especializados, mesmo com o alto nível dos skatistas locais.
Pelas ruas da cidade encontramos muitos picos, como bordas, escadas e corrimões, nem sempre perfeitos, mas nada que assuste quem esta acostumado a andar nas famigeradas pedras portuguesas.

O primeiro local que tive a oportunidade de conhecer foram as Ramblas, nome dado a avenida que margeia a praia, onde seu imenso calçadão com pista de cooper e ciclovia apresenta alguns bancos que rendem uma sessão divertida ao lado do mar. Meu segundo ponto de parada foi um quadrado na Rambla Presidente Wilson, com um chão perfeito para fazer manobras de solo, alem de ter belas bordas que podem ser usadas para manobrar ou serem puladas. O ponto negativo é que o local é lotado de crianças com patins e bicicletas e muitos skatistas também andam lá, dependendo do horário é praticamente impossível de andar.


Para quem gosta de pistas o Bairro de Tres Cruces apresenta esta pequena pista mal projetada e com obstáculos difíceis de andar, mas que faz a alegria dos locais que sempre estão por lá no final da tarde.

A melhor pista fica localizada na Rambla Republica Armenia, na beira da praia, com um formato mais legal, apresenta canos em diferentes posições e alturas, bordas, transições e gap, alem de uma pequena pirâmide, aconselho a andar lá no período da manhã, pois na parte da tarde a pista fica lotada.













Já para quem gosta de andar em transições, dentro do Parque Batlle tem uma mini-rampa de madeira bem legal, a rampa fica próxima ao Estádio Centenário em uma região do parque bem arborizada.

Um dos locais mais perfeitos para andar é o prédio da Torre de Telecomunicaciones da Antel com chão, escadas e bordas tudo em mármore, o pico perfeito para todo streeteiro, o detalhe é que lá é um prédio comercial e as sessões só rolam aos domingos dependendo da boa vontade dos seguranças.
Do outro lado da cidade no bairro Buceo temos a mesma situação no World Trade Center, mais um prédio comercial com picos perfeitos onde se é possível andar aos domingos, mas que novamente vai depender do bom humor dos seguranças que normalmente são amistosos e educados.

Outro pico que me agradou muito foi a Plaza José Pedro Varela com uma escada grande e outra pequena e um monumento com bordas de diferentes alturas, muito legal de se andar. Este pico é chamado por alguns locais de “El Cinquenta”, pois o monumento das bordas é o mesmo da nota de 50 pesos.


Agora o melhor pico na minha opinião é a praça onde se localiza a embaixada americana, na Rambla Republica Argentina, com chão perfeito, bordas, bancos, escadas e um corrimão com despenco. Apesar do forte policiamento o pico é liberado e muito legal de se andar.




O saldo final desta viagem foi de muita diversão e novas amizades, quem tiver a oportunidade de conhecer Montevideo, leve seu skate, pois locais para andar não faltam.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Skate Paradise

Um dos mais tradicionais programas de skate da TV brasileira acaba de dar um grande passo para conquistar ainda mais seus fiéis seguidores.
Sim estamos falando do Skate Paradise da ESPN, antes visto apenas por aqueles que tinham a TV por assinatura em horários pré-determinados, está agora ao alcance de todos em qualquer horário ou lugar, basta uma simples conexão com a internet para você assistir tudo que rola no programa.
O Skate Paradise, assim como o é, vai estrear no site da ESPN, todas as semanas. O mesmo Skate Paradise da TV, que acompanha eventos, analisa fatos, destaca skatistas e busca informar acima de qualquer outra coisa. E não significa que haverá uma migração da TV para a Internet, nada disto. Estaremos ativos nos canais ESPN (ESPN e ESPN Brasil) e ainda na web.


O Skate Paradise começou a ser exibido na ESPN Brasil, foi também para a ESPN e agora, seis anos depois, é a primeira atração da emissora a ser transmitida via Web, na íntegra. Na verdade, o programa será exibido primeiro na internet e, no dia seguinte, vai ao ar pela TV, todas as semanas.
Portanto, a partir da ultima segunda feira, 28 de fevereiro, o Paradise esta na rede, não importa em que lugar deste planeta você esteja.
Se você ainda não assistiu o primeiro episódio desta nova fase do programa confira agora o que rolou Red Bull Skate Generation e fique ligado no site do Skate Paradise http://espn.estadao.com.br/skateparadise para saber as novidades e acompanhar todos os programas.
Parabéns a Helga e toda a equipe do programa por mais esta conquista para o skate brasileiro. E com certeza “Melhor que isto, só a liberdade de andar sobre um skate”.
Lembre-se:ande de skate, evolua e divirta-se.