quinta-feira, 26 de abril de 2012

Direto da Rua TV

Na ultima segunda feira iniciou se uma nova etapa na comunicação dentro do skate trata-se do novo canal online voltado especificamente para quem gosta de skate, música e arte. Estamos falando do “Direto da Rua TV” um canal que leva ao seu computador, tablet ou celular aquilo que acontece de melhor na rua. A ideia do novo canal surgiu com a grande quantidade de boas imagens coletadas na “rua” sem destino de veiculação correta, abrindo a brecha para a criação do canal com conteúdo exclusivo e de alta qualidade.
Nesta primeira semana o canal já começou com tudo, mostrando skate de altíssimo nível e musica de qualidade diretamente das ruas de todo o mundo para a tela do seu computador, mostrando que a distancia entre você e o que de melhor acontece na “rua” é agora de apenas um click. Se você esta marcando e ainda não viu acesse www.diretodarua.tv/  e confira tudo que rolou durante esta semana de estreia e já te adianto que nomes como Rodrigo Gerdal, Danilo Cerezini, Adelmo Jr, Gian Naccarato, Andre Genovesi e o time da ÖUS estão por lá juntos com o Savave e o MC Bigue mostrando que a “rua” não para de produzir grandes talentos. Para saber mais sobre o canal e conferir todas as suas atualizações além de participar de promoções que em breve vão começar a rolar siga o @diretodaruatv no Twitter e aproveite para seguir também a Fan Page do canal no Facebook (www.facebook.com/diretodarua) para conferir os bastidores das gravações e os conteúdos extras. Parabéns a todos os envolvidos neste novo projeto que tem tudo para crescer e acrescentar muito a cultura urbana e ao skate, vida longa ao Direto da Rua TV.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pelo Respeito aos Pesquisadores do Skate

Nesta última quarta-feira, 11 de abril, foi divulgada uma interessante matéria no site UOL Esporte, intitulada "Skate chega às salas de aula e universidade brasileira prepara estudos inéditos no mundo".


A matéria ressalta uma importante iniciativa da Universidade Metodista, da cidade de São Bernardo - SP, que mediante ao apoio à alguns skatistas profissionais, passou a realizar diversas pesquisas sobre o skate em cursos como Fisioterapia.
Apesar da relevância desta iniciativa relacionada à prática do skate, a matéria do site UOL Esporte tocou num ponto polêmico ao afirmar que a referida universidade é "a primeira no mundo a preparar estudos sobre a modalidade".
Embora uma certa imprecisão assinalada pela matéria quanto a este pioneirismo da universidade, é válido lembrar que, de um modo geral, o skate vem sendo tema de estudos científicos no Brasil e no mundo há muitos anos, em diferentes áreas acadêmicas (inclusive, na Fisioterapia).
Alguns pesquisadores brasileiros - de bacharéis a doutores - que pesquisam ou já pesquisaram o skate resolveram se posicionar diante a postura da universidade citada acima e da matéria publicada no site UOL Esporte. Para isso, redigiram uma carta assinada de forma coletiva, que reproduzo abaixo:

Pelo respeito aos pesquisadores de skate

Apoiamos e fazemos votos para que as pesquisas realizadas sobre skate na Universidade Metodista de São Bernardo proliferem e resultem em inúmeros trabalhos acadêmicos. Sem dúvida, isso será muito bom para o desenvolvimento do skate e dos skatistas. No entanto, não podemos concordar com a informação divulgada pelo jornalista Bruno Doro, no site da UOL, que a Universidade Metodista será “a primeira do mundo a preparar estudos sobre a modalidade”.
Tal informação não se sustenta, pois há anos o skate vem sendo assunto de monografias, dissertações e, mais recentemente, teses de doutorado.
Na área de fisioterapia e educação física (os principais campos científicos abordados na reportagem da UOL), lembramos que existem estudos realizados por outros profissionais, como uma parte importante sobre lesões no skate publicada no livro “Lesões no Esporte”, além de estudos de outros pesquisadores que podem ser visualizados no seguinte endereço eletrônico:
http://cienciadoskate.com/referencias.htm

Acreditamos, portanto, que a versão correta a ser divulgada na mídia é que a Universidade Metodista estará contribuindo com o aumento das pesquisas sobre skate, e não que ela será “a primeira do mundo” a realizar tal feito. Afinal, devemos respeitar os estudos já existentes!
Ass.
Leonardo Brandão - Doutorando/PUC - SP
Tony Honorato - Doutor/UNESP
Giancarlo Machado - Mestre/USP
Billy Graeff - Mestre/UFRGS
Thiago Zanoni Neves - Bacharel/FIG
Tiago Cambará Aguiar - Mestre/PUC - RJ
João Flávio Prestes - Mestrando/UFPE
ClaudiovanFerreiradaSilva-Mestrando/UFPB
Mário Luís - Bacharelando/UFC

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Make It Count

No ultimo sábado o Skate Saúde esteve na pista de São Bernardo do Campo para participar do “Make It Count” da Element. Com uma grande quantidade de inscritos vinda de vários estados do Brasil o evento conseguiu arrecadar uma grande quantidade de alimentos para ajudar uma entidade local.

Foto: Aline Fidelis

O evento teve um formato diferente sendo as baterias divididas por idade e por áreas da pista. Muitos skatistas procuraram nosso trabalho para realizar alongamentos antes de suas baterias, desde os mirins até os amadores, mostrando que a preocupação com a saúde não tem idade.

Foto: Aline Fidelis

Na parte de pronto atendimento tivemos poucas ocorrências que na sua maioria foram de pequenas escoriações, algo normal no skate. A que nos trouxe maior preocupação foi um entorse no joelho onde rapidamente o skatista lesionado foi imobilizado e removido para o hospital referencia da região

Foto: Aline Fidelis

De volta ao campeonato, os skatistas foram divididos em 10 baterias de 10 minutos em duas áreas. O nível, julgado pelos skatistas profissionais da Element, Lucas Xaparral, Glauber Marques, Klaus Bohms, Roger Mancha e Murilo Romão, foi excelente. Os skatistas elevaram o nível da competição que a cada ano cresce mais. Destaque para os skatistas Guiri Reyes, Victor Sussekind, João Gabriel local da pista, Jonhy Melhado, Microfone, entre outros. O grande vencedor, que levou a vaga para grande final do” Make It Count” no Element YMCA Skate Camp, na Califórnia, em agosto foi o skatista de São Paulo, Kauê Cossa.

Foto: Aline Fidelis


A Element mais uma vez “fez valer a pena” em uma grande confraternização do skate, com um campeonato de excelente nível técnico, estrutura de primeira e uma premiação digna. Torcemos para que mais eventos assim possam acontecer, valorizando assim o skate brasileiro.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Skate Solidário

Todos nós já conhecemos a pequenaI Iris, filha do skatista profissional Ricardo “Porva” e que ficou ainda mais famosa após participar do programa “Caldeirão do Huck” acompanhando o skatista Ítalo “Romano” que encarou o desafio de descer a Mega Rampa.

Recentemente ela foi contemplada com um tratamento intensivo na cidade de Curitiba, o que trará grandes benefícios para a sua saúde e bem estar, e precisa de nossa ajuda para custear sua viagem.
Pensando nisso a Xtrax Brasil gentilmente disponibilizou uma câmera filmadora/fotográfica SD20, top de linha da marca. A câmera foi desenvolvida para capturar imagens de esportes radicais, grava em Full HD (1920X1080), tira fotos de 8.0 megapixel, possui lente de 170° (olho de peixe) e cartão de memória de 8GB, perfeita para se usar no skate e que será leiloada para ajudar a custear a viagem de tratamento.

Para participar do leilão é fácil, basta acessar e seguir a Fã Page da Iris no Facebook (https://www.facebook.com/#!/pages/Iris-Giuliani-Oliveira-Assis/329157380475977 ) e dar o seu lance no link do leilão, sendo que o lance mínimo é de R$700,00. O leilão vai até o dia 9 de Abril as 14:00 horas quando será divulgado o ganhador. Após isso o pai da Iris, Ricardo “Porva” vai entrar em contato com o vencedor para passar os dados bancários e pegar o endereço para o envio do premio.

Se você tem vontade de guardar seus grandes momentos com o skate para sempre e ainda colaborar com uma causa nobre, participe, e ajude a Iris a continuar vivendo os grandes momentos dela.