quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dores no quadril de skatista

Após algum tempo de prática no skate e de muitos tombos alguns skatistas tem procurado nossos serviços reclamando de dor na parte lateral do quadril. Estas dores impedem que o skatista consiga remar e em casos extremos impede até que o skatista vire-se de lado na hora de dormir.
Este pode ser um caso de bursite trocantérica que ocorre devido ao uso excessivo da articulação, mas também pode ser provocada pela queda ou impacto que resulta na inflamação da bursa do quadril (definida como uma bolsa repleta de fluido localizados em torno das articulações do corpo que reduzem a fricção entre os tendões, músculos e ossos). Estando irritada ou inflamada, o skatista terá dor durante quase todo o movimento no quadril.
A bursa trocantérica é um tecido sinovial localizado superficialmente ao trocanter maior, a parte do fêmur proximal que é saliente lateralmente no quadril. Na realidade, todo indivíduo tem 4 ou mais bursas trocantéricas em cada quadril. Estas bursas funcionam como se fossem um “saco vazio” sobre as proeminências ósseas, facilitando o deslizamento de tendões e fáscias sobre o osso.
A inflamação de qualquer uma das bursas trocantéricas é conhecida como bursite trocantérica e é uma das causas mais comuns de dor no quadril.A bursite trocantétrica é causada por movimento exagerado dos tendões e fáscias sobre o trocânter maior, com a evolução da inflamação, a bursa progressivamente perde a sua função deslizante e engrossa suas paredes.
Apesar de existirem mais de quatro bursas trocantéricas que podem ser afetadas, os sintomas são geralmente os mesmos independentemente da bursa afetada. A bursite trocantérica causa dor na lateral do quadril e na coxa, podendo causar dificuldade para caminhar. A pressão direta sobre a bursa aumenta a dor e é difícil deitar sobre o lado afetado.
O tratamento não cirúrgico da bursite trocantérica alcança resultados satisfatórios na maioria dos pacientes, incluindo o uso de medicações, fisioterapia e infiltrações. A cura definitiva da bursite trocantérica pode ser difícil de ser alcançado em alguns casos, o que não significa que não haverá melhora dos sintomas com o tratamento.
O tratamento cirúrgico é indicado na minoria dos pacientes, naqueles em que os sintomas causam importantes limitações e o tratamento conservador não trouxe bons resultados.
A qualquer sinal de dor ou desconforto procure sempre um médico.
Cuide sempre do seu corpo ele é a principal ferramenta para você andar de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário