quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pé na barra e pé na tábua

Com a evolução das manobras e dos picos, a preparação física tem se tornado muito importante dentro do skate. Hoje falaremos sobre o "pé na barra", um exercício completo que trabalha vários grupos musculares de forma simultânea e para sua realização é necessário somente uma "barra fixa" encontrada facilmente em academias ou parques.
O "pé na barra" é um movimento ginástico que trabalha força e resistência em um mesmo exercício. O foco principal deste exercícios é trabalhar os músculos abdominais (reto abdominal em especial) e o iliopsoas que ajuda a trazer as pernas para cima e faz o pé tocar na barra.
Outro ponto importante é que este exercícios ajuda a fortalecer o antebraço, muito usado no skate para proteger o corpo durante as quedas. O fato de se pendurar na barra e sustentar seu peso corporal por um longo período ajuda muito no ganho de força do antebraço. Fora isso ajuda no desenvolvimento dos músculos do Core, peito, ombro, flexores e adutores do quadril, comprovando que este exercício composto envolve em um único movimento vários grupos musculares.
Este exercício pode ser feito de duas formas, na força "pura" ou no "kipping". O kipping é uma maneira de balançar seu corpo e usar seu peso corporal para ganhar impulso e facilitar o movimento usando menos força.
Este exercício se encaixa perfeitamente em treinos de circuito, que tenho usado com frequência na preparação física dos skatistas e trabalha os mesmos grupos musculares exigidos no skate. Para saber mais sobre nossa metodologia de preparação física específica para o skate basta entrar em contato e agendar uma avaliação gratuita.
 
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

DC Invitational

No último sábado estivemos presentes no DC Invitational, evento de inauguração da nova área de skate da Praça Roosevelt, e uma verdadeira festa do skate brasileiro que levou 12 mil pessoas para o coração de "Sampa" para apreciar um pouco do melhor do skate mundial.A disputa realizada no sábado, dia 29, reuniu 60 grandes nomes do skate brasileiro e mundial em um dos principais eventos de 2014.
Foi um dia de muito trabalho onde aquecemos e alongamos boa parte dos participantes do evento. Fora as situações de emergência onde tivemos que auxiliar os skatistas lesionados junto com os socorristas que estavam de plantão no evento.
De volta ao skate, o grande campeão do DC Invitational foi o skatista do Guarujá, Kelvin Hoefler que se consagrou o "Marreta de Ouro" da competição, levando para casa o prêmio de 25 mil reais. Um perfeito flip nosegrind no novo huba, flip crooked no corrimão, e backside nosebluntslide no corrimão novo foram alguns dos motivos de mais uma vitória na carreira.
Ele foi seguido de perto pelo skatista australiano Tommy Fynn e a revelação Nicholas Dias que fecharam o pódio dos "marretas". Confira agora algumas imagens do evento neste vídeo produzido pelos amigos da Ride Channel.

Para nós do Skate Saúde foi uma grande honra participar de mais este grande evento do skate brasileiro, agradecemos aos amigos da DC Brasil pela confiança. Se você quiser o suporte do Skate Saúde em seu evento, entre em contato agora mesmo e faça um orçamento.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Nova coleção Matriz

O final de ano chegou e com ele a corrida em busca dos novos kits para presentear quem você gosta, ou usar no Natal e na "hora da virada" começa.
Nossos parceiros da Matriz Skate Shop acabam de soltar a segunda parte da coleção de verão da marca. A Matriz que é uma das mais tradicionais skate shop do país e que possui um time de dar “inveja” a qualquer marca de skate no mundo, já ha algum tempo vem trabalhando pesado em sua confecção de roupas.
Os produtos são de extrema qualidade e seguem o estilo do time de skatistas que representa a marca e suas origens.
E para celebrar mais um ano de vida a Matriz realiza novamente o "Matriz Skate Pro" que é o evento mais aguardado por todos os skatistas do Brasil. A novidade fica por conta da camiseta comemorativa do evento que já estão a venda.
E por falar em "Matriz Skate Pro" a Matriz e a LRG acabam de soltar uma collab pesada com uma camiseta e uma bermuda referente a esta edição do evento.
As peças são limitadas e costumam dar “sold out” rapidamente e para garantir logo a sua basta acessar o site da Matriz (http://bit.ly/MtzVer2015SS) ou correr até alguma das lojas físicas.
Fiquem ligados aqui no Skate Saúde que em breve mostraremos tudo sobre o "Matriz Skate Pro" e outras novidades da nossa parceira que sempre fortalece nosso trabalho.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Premier Made in Brasil 2

O ano de 2014 não está sendo dos melhores para os brasileiros, a Copa do Mundo que gerou uma insatisfação geral e a lastimável corrida pelo poder nas eleições são bons exemplos deste mau momento do pais.
No ultimo sábado, feriado da proclamação da república, esse panorama foi totalmente modificado na quadra da Brama em Guarulhos. Os irmão Diego e Diogo Ramos os "Gemas" apresentaram em primeira mão o Made In Brasil 2. Com partes dos skatistas Lucas Xaparral, Biano Bianchin, Victor Süssekind, Yuri Facchini e Renato de Souza o vídeo é extremamente pesado e ainda conta com partes de amigos que são verdadeiras lendas vivas do skate brasileiro.
O vídeo que conta com uma edição muito caprichada mostra bem o espírito descontraído do skate e também a realidade do skate brasileiro com suas dificuldades e a forte amizade entre os skatistas que é capaz de superar todos estes obstáculos. Todo filmado em VX as tradicionais filmadoras do skate, o vídeo trás uma ótima trilha sonora que caíram como uma luva nas video-partes. Após os créditos, a tão aguardada parte secreta veio a tona e em meio a gritos e aplausos, emocionou a todos os presentes,e fez esta data entrar para história do skate brasileiro com mais um vídeo de alto nível que nos faz ter orgulho das cores verde e amarelo.
Se você perdeu esta premier se agilize que sábado 22 de Novembro é a vez do vídeo ser exibido na Matilha Cultural a partir das 17:00 horas e em breve serão divulgados os novos locais que exibirão o vídeo, fiquem ligados.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Flexibilidade no skate

O skate é uma atividade complexa que requer muito do corpo do skatista, várias valências físicas são trabalhadas durante uma sessão de skate e uma delas é a flexibilidade que geralmente é deixada de lado pelos skatistas.
Não é só na ginástica, no nado sincronizado ou nos saltos ornamentais que os atletas precisam ter elasticidade. Em todos os esportes ela é exigida, mesmo que em níveis diferentes. O objetivo do skatista está longe de ser o de encostar o pé na cabeça ou conseguir fazer perfeitamente o famoso "espacate", abertura total das pernas, mas precisam conseguir a flexibilidade necessária para ter um bom desempenho sobre o skate realizando da melhor maneira possível as manobras.
O problema é que os exercícios são doloridos e os resultados só aparecem a longo prazo, o que faz com que os skatistas acabem evitando fazê-los. Já há um consenso em relação à importância da flexibilidade. Ela, porém, é negligenciada, porque muitos reclamam de ter de fazê-la, pois causa dor e incômodo.
A mobilidade é de fundamental importância para execução qualitativa e/ou quantitativa de movimentos, pois o indivíduo que apresenta uma flexibilidade geral boa, isto é, ser capaz de movimentar-se normal e livremente em todos os seus arcos articulares, é um individuo mais apto e menos propenso a lesões musculares.
A preparação adequada às exigências do skate atua de forma positiva e complexa, sobre o desenvolvimento das demais qualidades físicas e das habilidades técnicas específicas (manobras). Com maior mobilidade, exercícios de grande amplitude podem ser executados de forma mais forte, mais rápida e mais contínua. Desta maneira, o treinamento da flexibilidade é um elemento que não pode ser substituído no processo de preparação. Além dessas importantes considerações, a mobilidade assume outras funções de grande valor nas modalidades esportivas.
Ela provoca um aumento na capacidade mecânica nos músculos e nas articulações, permitindo um aproveitamento mais econômico de energia durante o esforço - técnica, é um fator preventivo contra acidentes desportivos quando a musculatura é exigida até seus limiares funcionais. Nestes casos utilizam-se os exercícios de alongamento como prevenção de lesões e contusões nas estruturas envolvidas.
No sentido psicológico de um ajuste ideal no treinamento; se os músculos e tendões não causam problemas, então a atitude mental em relação a uma sessão mais dura (gaps por exemplo) e de maior duração é positiva, propicia um aumento na capacidade de relaxamento da musculatura, facilitando o estiramento dos músculos de um indivíduo que apresenta um tônus muscular aumentado.
As sessões de flexibilidade se tornam a cada dia mais presentes no treinamento diário, principalmente no esporte de alto nível (profissionais e amadores) o que possibilita ao skatista um aprimoramento de sua performance.
A Flexibilidade é importante tanto para a performance como para a prevenção de lesões e ela está sempre presente no nosso programa de preparação física específico para o skate, para saber entre em contato e agende uma avaliação gratuita.
Lembre-se : ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Joelho de skatista

O alto impacto na realização das manobras e as diferentes rotações que o a perna faz quando as manobras não são concluídas com perfeição fazem do joelho um dos maiores alvos de lesão nos skatistas.
O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de "pata de ganso" em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).
A tendinite da "pata de ganso" é um problema que gera dor na região interna do joelho, um pouco abaixo da linha articular. Além da inflamação dos tendões pode ocorrer também uma bursite no local e um pequeno inchaço após as sessões de skate. Skatistas com essa tendinite sentem dor principalmente nos movimentos de flexão do joelho, ao subir e descer escadas e quando o pé toca o chão durante a volta de um salto.
A inflamação dos tendões da pata de ganso acontece por estresse excessivo do joelho em rotação e/ou em valgo quando o skatista coloca o peso do corpo sobre a perna, o joelho gira ou se inclina para dentro, o que causa uma sobrecarga nos músculos e cria uma região de atrito no joelho, provocando a inflamação.
O tratamento fisioterapêutico consiste primeiramente no controle da inflamação, com recursos como gelo e aplicação de laser de baixa potência. Após o controle do processo inflamatório é essencial à intervenção da causa mecânica do problema, pois se o joelho continuar fazendo movimento excessivo de rotação e inclinação durante a prática do skate pode fazer com que a lesão volte a aparecer.
Um dos motivos que levam ao estresse do joelho é a falha na musculatura lateral do quadril. Esses músculos são os principais responsáveis por manterem o joelho alinhado durante a postura na realização das manobras. Uma pisada excessivamente pronada também pode levar a um desalinhamento do joelho e gerar a inflamação dos músculos da pata de ganso. Para tratar e prevenir, é preciso treinar os músculos do quadril, principalmente o glúteo médio (que eleva a perna para o lado).
Porém muitas vezes somente o treinamento de força não é suficiente. É preciso “ensinar” o músculo a se contrair no momento certo e para que isto ocorra é necessário um trabalho de propriocepção e adequação do movimento. O mesmo vale para a pisada: treinar a força dos músculos do tornozelo (com exercícios de instabilidade, por exemplo) depois realizar exercícios funcionais com movimentos parecidos com os usados no skate, mantendo o pé bem alinhado.
Um corpo bem equilibrado é a melhor forma de prevenir lesões deste tipo, nosso trabalho de preparação física específica para o skate tem esta preocupação.
Caso ocorra este ou qualquer outro tipo de lesão estamos aptos para ajudar e fazer você retornar ao skate com rapidez e segurança.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vista Skate 10 anos

O ano de 2014 está sendo um ano bem movimentado para o nosso país. Com a realização de eventos como a Copa do Mundo e as eleições o ano passou em um piscar de olhos.
Mas o final do ano ainda tem boas surpresas para quem gosta de skate e da cultura urbana como um todo. Este ano a nossa parceira Vista Skate completa 10 anos e para comemorar este marco vai promover uma grande festa, digna desta data imponente. Eu sou suspeito para falar sobre a Vista, revista que acompanho desde o seu início e que tem uma visão muito especial sobre o skate, grande parte disso por conta das mentes brilhantes que fazem a revista acontecer.
Durante todo ano a Vista promoveu algumas pequenas festas que serviram de aquecimento para esta grande data, agora no dia 09 de novembro, domingo, acontece o VISSS – Vista Skate Sound System, festival que promove o encontro da música, do skate e de exposições que valorizam a arte urbana em um antigo galpão no Brás, zona leste.
O evento terá show do músico e performer australiano Dub FX, que se apresenta pela primeira vez em São Paulo, e exposição exclusiva de Jimbo Phillips, integrante da família responsável pela criação das principais artes para a indústria do skate. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo site (https://www.ingresse.com/ingressos-visss-vista-skate-sound-system).
A programação completa do festival envolve uma grande mistura de artistas, nacionais e internacionais, músicos, exposição, arte de rua e collabs de marcas que possuem forte ligação com o universo do skate e da Vista. De um lado, o australiano Dub Fx, músico e performer que mistura beatbox, dub, reggae, hip hop, dubstep e drum and bass, além de ser fundador do selo Convoyun.ltd. E do outro, o californiano Jimbo Phillips, integrante da família Phillips, conhecidos pelo pioneirismo na criação das principais artes gráficas para a indústria do skate, bem como o icônico “screaming hand”, o famoso logotipo da marca Santa Cruz, formado pela mão azul com boca e língua pra fora. Para participação no festival, Jimbo trará diversas obras exclusivas entre sketches, originais, adesivos e shapes para expor no festival.
O line up também conta como os DJs Daniel Tamenpi (Só Pedrada Musical), Naomi (Flora Matos), Madruga e integrantes do selo Beatwise Recordings. A noite segue também com shows da banda de rock Garage Fuzz e do coletivo de rap O.C.L.A. que mistura erudito com o popular. No campo das artes, os colaboradores da Vista, Flavio Samelo e Renato Custódio, vão apresentar alguns de seus projetos. O primeiro fará um trabalho com colagens e pinturas, e o segundo uma instalação com azulejos. Além disso, o coletivo SHN marcará presença com a fábrica ambulante de serigrafia, criando pôsteres e adesivos gratuitamente para o público. Um espaço do galpão será dedicado a uma loja do Festival VISSS com o lançamento dos produtos em colaborações das oito principais marcas de street wear: São elas: Cisco, Hahaha, High, Hocks, Live, LRG, Urgh e Vulk. Cada marca criou um produto específico inspirado no festival como boné, camisetas, bota, touca e moletom. Os skatistas praticantes poderão se divertir e arriscar manobras em uma pista montada no espaço, que terá um carro-obstáculo customizado, estilo anos 80, instalação skatavel assinado pelo artista Cusco Rebel e estará disponível durante todo o evento.
Se você é de fora de São Paulo e não quer ficar de fora, os caras já pensaram em tudo e se agilizaram com a Pipa Viagens para te dar mais esta boiada.
Não perca mais tempo e garanta agora o seu ingresso.
Nos vemos lá.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A importancia do sono para o skatista

Desde o início das nossas atividades encaramos o skate como lifestyle, profissão, ferramenta social, diversão e como uma ferramenta de saúde entre outras coisas.
Estudos recentes mostram que os três pilares necessários para uma boa saúde são a atividade física (skate), alimentação e o descanso. Sendo este ultimo um dos que os skatistas mais deixam de lado em prol do carrinho.
Hoje falaremos sobre a importância do sono na vida dos skatistas. O sono é um período de relaxamento e acarreta em inúmeros efeitos benéficos sobre o nosso organismo. Pode ser definido como o repouso feito pelas pessoas, em períodos que variam em aproximadamente 8 horas, dentro do intervalo de cerca de 24 horas.
Durante o período em que dormimos nosso organismo realiza funções importantíssimas, como por exemplo, o fortalecimento do sistema imunológico, liberação e secreção de hormônios (insulina, hormônio do crescimento entre outros), a memória é consolidada e auxilia no relaxamento e descanso da musculatura do nosso corpo.
O sono é uma necessidade humana básica. Quando dormimos muitos dos nossos órgãos e sistemas regulatórios continuam trabalhando. Desta maneira, associado à atividade física (skate) e dieta adequada (falaremos em breve) o sono nos garante um bom funcionamento do cérebro e do nosso corpo. Acredita-se que crianças devam dormir 9 horas por dia para ter um bom desempenho do cérebro, já em adultos, esse tempo diminui para 8 horas de sono diário.
Pessoas que não dormem adequadamente durante a noite costumam desenvolver certos sintomas a curto prazo como: sonolência excessiva durante o período do dia, dificuldade para manter a atenção e concentração, problemas para modular as emoções, frustrações, irritabilidade, alterações do humor, lentidão no raciocínio, redução da capacidade de planejar e executar, problemas para manter a memória de curto prazo e comprometimento da criatividade.

Já quando esse problema persiste os riscos provados pela falta de sono a longo prazo incluem: diminuição do tônus muscular, diminuição da ação do sistema imunológico, aumento da possibilidade de desenvolver obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, falta de vigor físico, envelhecimento precoce, perda progressiva e crônica da memória.
Atenção skatistas, aproveitem a "night" com moderação e diminua o risco de lesões além de melhorar sua performance e seu tempo útil sobre o carrinho.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Melhore a alturas das manobras fazendo pistol

Andar de skate não é tarefa das mais fáceis, mas a sensação de se acertar uma manobra é indescritível. Por isso ter um bom preparo físico é fundamental para qualquer skatista, tanto para evoluir as manobras como para se prevenir de lesões. Já há algum tempo estamos falando sobre os benefícios dos principais tipos de agachamento e hoje vamos falar sobre mais um que trás uma gama maior de benefícios para quem consegue executar, o Pistol.
O agachamento com uma perna só, também chamado de Pistol Squat, é um dos exercícios mais difíceis de serem realizados e que apresenta muito resultado. O movimento parece simples, com uma perna estendida na frente do corpo e com a outra no chão formado uma pistola, deve se contrair o abdômen e ir agachando, durante o agachamento a perna levantada se mantém estendida e o tronco uma leve inclinada para frente jogando o quadril para trás, o joelho sempre na direção da ponta do pé.
O pistol squat não é fácil, requer treino, preparação e dedicação. Esse agachamento exige, muita força, flexibilidade, coordenação e controle corporal. Isso porque além de fazer força para levantar todo o corpo, a musculatura da perna e da região do core (músculos do quadril e abdômen) precisa de controle e equilíbrio para não cair.
O exercício não é prejudicial para nenhuma articulação, mas devido sua intensidade e exigência de musculatura, equilíbrio e articulação, pode provocar lesão se o movimento for executado de forma incorreta. Os erros mais comuns são a rotação interna do quadril (o joelho gira para dentro para tentar manter o equilíbrio. A causa pode ser fraqueza dos rotadores externos do quadril ou uma pronação excessiva dos pés), falta de controle (muitos balanços, descidas rápidas, alta dificuldade para subir. Tenha o controle do movimento o tempo todo) e pular etapas (não pule etapas tenha paciência).
Já os benefícios são muitos como o aumento da força (agachar até o fim e levantar tudo isso com apenas uma perna), flexibilidade (esse você vai adquirir até conseguir fazer esse movimento, porque para fazer um agachamento completo mantendo uma perna estendida na frente do tronco exige muita flexibilidade), equilíbrio (ao tirar uma perna do chão seu corpo já contrai muitos músculos para não perder o equilíbrio. Fazendo o agachamento o aumento de equilíbrio será ainda maior), desenvolvimento dos músculos do CORE (abdominal, lombar, glúteo e estabilizadores do quadril, ou músculos do core, têm como função manter a região do quadril estabilizada).
O exercício pode ser combinado com saltos aumentando a potência. Por ser um exercício unilateral ajuda no equilíbrio muscular deixando as pernas com forças parecidas.
Se você tentou fazer o exercício e não conseguiu, não se fruste. Não é um exercício que você vai aprender do dia para noite. Para conhecer nosso método específico de preparação física para skatistas basta entrar em contato e agendar uma avaliação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Nova coleção Matriz Skate Shop

O final de ano promete ser ainda mais quente em todo o Brasil, nossos parceiros da Matriz Skate Shop acabam de lançar sua coleção de verão 2015.
A Matriz que é uma das mais tradicionais skate shop do país e que tem um time de dar “inveja” a qualquer marca de skate no mundo, já ha algum tempo vem trabalhando pesado em sua confecção de roupas.
Os produtos são de extrema qualidade e seguem o estilo do time de skatistas que representa a marca e suas origens. Nesta postagem apresentamos as 5 primeiras peças da nova coleção.
As peças são limitadas e costumam dar “sold out” rapidamente e para garantir logo a sua basta acessar o site da Matriz (http://bit.ly/MtzVer2015SS) ou correr até alguma das lojas físicas.
Fiquem ligados aqui no Skate Saúde que em breve revelaremos o resto da nova coleção e outras novidades da nossa parceira que sempre fortalece nosso trabalho.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A importancia do carboidrato no skate

O skate é uma atividade física diferenciada pois consegue ser aeróbia e anaeróbia ao mesmo tempo, fazendo com que o skatista se desgaste muito fisicamente para conseguir andar de skate por um longo período.
Apesar da pouca preocupação dos skatistas com a alimentação, o consumo correto de todos os nutrientes pode fazer uma grande diferença na hora de manobrar. Hoje falaremos sobre o grande vilão de todas as dietas (que não funcionam) e fundamental para qualquer skatista, o carboidrato.
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência. Vários estudos na literatura sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante a atividade física como o skate, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas em nossa alimentação para repor e até maximizar seus estoques, não comprometendo dessa forma o desempenho.
A fadiga que ocorre em exercícios físicos prolongados e/ou de alta intensidade está associada com baixos estoques e depleção de glicogênio nos músculos, hipoglicemia e desidratação. Como os estoques de carboidratos são limitados no organismo e suficientes para poucas horas de exercício, a manipulação da dieta com alimentação rica em carboidratos e a oferta desses nutrientes, tem como objetivo aumentar os estoques corporais tanto nos músculos quanto no fígado, melhorar o processo de recuperação, a resposta imune e prover substrato energético prontamente disponível para a utilização durante as sessões de skate.
Os carboidratos são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício, principalmente ao exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração(skate). São divididos em três categorias principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são representados pela glicose e frutose; os dissacarídeos pela sacarose, maltose e lactose; e, por fim os polissacarídeos, pelos carboidratos complexos, incluindo os polímeros de glicose (maltodextrina).
A ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia e a oxidação destes substratos. Essa prática tem sido empregada ao longo das últimas décadas e está fundamentada em estudos que demonstraram uma correlação positiva entre as concentrações de glicogênio muscular pré-exercício e o tempo de manutenção do esforço.
 Além disso, alimentar-se imediatamente após o exercício prolongado é de extrema importância, pois o consumo de carboidratos pode diminuir a degradação das miofibrilas protéicas e aumentar a síntese de proteína corporal. Além do carboidrato, ingerido principalmente na primeira meia hora, deve-se aumentar o consumo de água, pois dessa maneira eleva-se estímulo para maior produção de urina e aumenta-se a excreção de substâncias indesejáveis ao organismo.
A melhor forma de manter os níveis glicemicos altos durante a sessão de skate é através das "bebidas esportivas". As bebidas contendo diferentes quantidades e tipos de eletrólitos e/ou nutrientes como carboidratos são utilizadas por atletas e praticantes de atividade física com a finalidade de melhorar o desempenho físico devida a sua rápida absorção pelo organismo.
O consumo de soluções contendo carboidratos após o exercício é recomendado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (22), para favorecer a ressíntese de glicogênio muscular e hepático. Assim, consumo de carboidratos melhora o rendimento dos skatistas, no entanto, devemos lembrar o tipo de carboidrato a ser ingerido não somente pela sua classificação (simples ou composto), sua velocidade de absorção, mas principalmente sobre o índice glicêmico (IG), sendo este desenvolvido para avaliar o efeito dos carboidratos sobre a glicose sanguínea. O IG é um indicador da habilidade de um carboidrato elevar os níveis glicêmicos, sendo útil para a elaboração de um plano nutricional apropriado quanto à suplementação estratégica de carboidratos para o exercício. Isso sugere que, o IG pode ser usado como um guia de referências para a seleção do suporte nutricional ideal de carboidratos para os skatistas.
O consumo de carboidrato e/ou alimentos precedente ao treino deve respeitar a ingestão de alimentos de baixo IG (pão integral, laranja, maçã) a moderado IG (mistura de cereais tipo musli, sacarose, suco de laranja, manga, banana madura), prevenindo, assim, a hiperinsulinemia decorrente do súbito aumento da concentração de glicose na corrente sangüínea, podendo acarretar uma hipoglicemia de rebote. Após o treino, deve-se dar preferência a alimentos com alto IG (glicose, bebidas esportivas, arroz branco, batata assada, cereais de milho).Assim, a utilização de estratégias nutricionais envolvendo a ingestão de uma alimentação rica em carboidratos antes da prática de exercícios físicos aumenta as reservas.
Procure sempre um nutricionista para elaborar um plano de alimentação adequado a sua rotina no skate, hoje falamos sobre a importância do carboidrato mas todos os outros nutrientes são importantes para melhorar seu desempenho na sessão. Trabalhos com uma nutricionista especialidade em esporte aqui no Skate Saúde, caso queiram maiores informações é só entrar em contato.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Nova coleção FINO

Na ultima semana, a FINO foi a Porto Alegre apresentar sua quarta coleção de bonés e mais algumas boas surpresas.
A FINO foi criada em São Paulo pelos amigos Danton César e Lucas Aoki, e é especializada na produção de bonés de alta costura, com o intuito de produzir modelos limitados e com design clássico.
É uma autentica marca brasileira que faz artigos artesanais a partir de materiais escolhidos a dedo, traduzindo elementos que fazem parte da cultura e arte que influenciam seus criadores. A FINO supre a necessidade de criar algo que agrade aqueles que se identificam com o lifestyle e que acima de tudo, acreditam no ideal da marca.
FINO Chef
FINO Daruma
FINO Air
FINO Suvi
A nova coleção conta com 8 bonés e uma quantidade limitadíssima de cintos que acabam de entrar no catálogo da marca.
Os bonés seguem o bom gosto da marca e são feitos em couro, seda italiana, moleton, lona, camurça entre outros materiais diferenciados. Esta coleção apresenta uma colaboração com o grupo Elo da Corrente em um bucket heat incrível, celebrando o lançamento do novo álbum do grupo.
Para quem curte bonés exclusivos e está de olho em um Fino, há peças disponíveis nas lojas: King Caps e Sigilo (SP), Donuts (POA) e Numero Store (RJ).
FINO Dhora
FINO X Elo da Corrente
FINO Kamo
Todos os produtos da FINO são edições limitadas e costumam dar “sold out” rapidamente, portanto faça logo seu corre para não ficar sem.
Para saber mais sobre as novidades da marca é só ficar ligado no instagram da FINO (@_fino_).

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Burpee e o skate

Todos nós sabemos o quanto difícil é a rotina de vida para um skatista, horas manobrando, viagens, compromissos com seus patrocinadores e todas estas tarefas somadas acabam servindo de desculpas para deixar de lado a preparação física.
Com a evolução do skate a preparação física vem ganhando uma importância muito grande. A complexidade técnica das manobras, a altura dos picos e a dificuldade de obstáculos cada vez mais inusitados vem trazendo uma exigência cada vez maior do corpo do skatista.
Hoje vamos falar de um exercício que trabalha o corpo todo e que não precisa de nenhum aparelho para ser executado, trata-se do famoso Burpee. O Burpee é um ótimo exercício com grau de dificuldade alto que trabalha vários grupos musculares de forma conjunta além de ajudar bastante no gasto calórico devido a sua alta intensidade.
Fora isso ele desenvolve coordenação motora (são vários movimentos rápidos que exigem do corpo boa coordenação e consciência corporal), força (trabalha com seu peso corporal) e potência (o burpee clássico contém saltos em sua execução, movimentos rápidos de perna, abdômen e braço e consequente aumento de explosão muscular desses membros) todas valências físicas muito importantes para a prática do skate.

O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute que posiciona as pernas para trás. Então vem o movimento de flexão (push-up) e, ajuste das pernas na posição de agachamento. Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braço para o alto.
O Burpee trabalha músculos do peitoral, ombro e tríceps por causa da flexão de braço; quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha devido ao agachamento e o salto; abdômen, flexores do quadril e lombar devido a sustentação, flexão e agachamento bem como no movimento de jogar as pernas para trás e para frente.
Ele acaba sendo um exercício bem completo para os skatistas e o melhor de tudo, pode ser realizado em qualquer lugar, tanto em casa, na academia, no hotel durante uma viagem e até mesmo antes de andar de skate como forma de aquecimento. Agora não tem mais desculpas para não cuidar do seu condicionamento físico, que além de melhorar seu desempenho sobre o skate, ajuda na prevenção de lesões.
Se quiser conhecer mais sobre nossa metodologia de preparação física específica para o skate é só entrar em contato e agendar uma aula gratuitamente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Com a palavra: Dwayne Fagundes

Na ultima segunda feira dia 25/08 nossa parceira ÖUS completou mais um ano de vida e chegou com grandes novidades. Ao completar 6 anos de vida a ÖUS deu um upgrade no time e apresentou dois nomes de peso como parte da família. Confira agora como foi nosso papo com uma das maiores promessas do skate mundial, com seu estilo único, muita personalidade e um pop absurdo meu mano Dwayne Fagundes.
SS- Para começar, ficamos muito feliz com mais esta grande conquista na sua carreira, como rolou de você entrar para a ÖUS?
Muito obrigado e eu fico feliz que muitos curtiram também!
Então foi fluindo naturalmente certo dia eu conversei com o Felipão e disse o que eu queria para mim, meus planos, minhas ideias e continuei fazendo a minha que é andar de skate, dai em diante as conversas começaram a ficar mais sérias e deu no que deu.

SS- A ÖUS tem um ritmo de trabalho muito semelhante as marcas gringas que são seus principais patrocinadores, como esta sendo sua adaptação a empresa e como é fazer parte desta família?
Minha adaptação será boa e rápida, a ÖUS tem uma visão de evolução constante "correria" e eu quero evoluir mais e correr cada vez mais com essas pessoas que correm pelo caminho certo.

SS- Você esta sempre produzindo material na rua e seu nome já aparece em dois vídeos muito aguardados que são o Simplesmente e o vídeo da Gold, como estão estes corres e tem mais algum projeto em andamento?
Estes corres estão da hora e creio que os vídeos saiam só pelo início do ano que vem.
Mas eu tenho um outro projeto em mente mas é melhor deixar mocado e só lançar depois, naquele jeito G-shit.

SS- Seu vídeo de apresentação na ÖUS junto com o Felipe Ortiz mostrou uma das coisas mais legais no skate que é a diversidade, o que acabou surpreendendo muita gente, como você enxerga este paradigma entre os diversos estilos dentro do skate?
Eu vejo que o skate é uma coisa muito louca, cada um tem a sua visão, seu style e com isso uma pessoa pode aprender muito com a outra, como em uma família.

SS- Grandes nomes do skate mundial postaram nas redes sociais o vídeo com comentários positivos sobre esta diversidade, como tem sido a aceitação do público em geral?
  Eu creio que a aceitação está sendo muito boa, porque apesar das diferenças de estilo minha e do Ortiz a nossa amizade é da hora e no final de tudo o vídeo mostra que é skateboard de verdade.

SS- Quando você vai estar liberado para voltar aos EUA? Sua ideia é ficar mais fixo lá ou aqui no Brasil nos próximos anos?
Creio que logo. E minha ideia é viajar por tudo o tempo todo só pelas tricks.

SS- Quais os seus planos para o futuro e podemos esperar um dia ver uma collab entre a ÖUS e a DGK com o seu nome?
Meus planos para o futuro são andar muito de skate para que essa collab aconteça merecidamente.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sonho realizado

Há um ano atrás a nossa parceira ÖUS apresentava mais um promodel de grande importância para o skate brasileiro. Chegava as lojas o modelo Genovesi 44, desenvolvido para ser um tênis resistente e estiloso. Ele é simples, porém, com características fortes tanto para performance quanto estética. O resultado é um tênis sólido, duradouro e com uma silhueta inovadora. Seu bico alongado com o filigrama da ÖUS bordado e meia biqueira esbanjam um visual ímpar.
Um dos modelos que mais me chamou a atenção foi a colaboração com o skatista/rapper/produtor musical/multimídia Fabio Parteum. O Genovesi Parteum Uni tem o cabedal em camurça e couro nos tons azul claro e branco, sua palmilha é estampada com uma das fotos registradas por Parteum no seu dia-a-dia e a sola tem a mesma cor de seu cabedal. De cara a beleza do tênis já que motivou a querer ter um.
Mas em especial a história que este tênis carrega, sou um grande fã da dupla e acompanho a caminhada de ambos de longa data. Um dos primeiros skatistas que me chamou atenção pelo estilo de manobrar foi o Parteum e hoje suas musicas fazem parte do meu cotidiano.
Já o Genovesi é uma grande inspiração para o meu trabalho, sua parte no Open Your Mind e sua marca Son Skateboards foram grandes responsáveis pelo skate ter se tornado parte da minha vida e hoje meu trabalho. A forma como ambos vivem e amam o skate me motiva a acreditar ainda mais nos meus sonhos e fazer sempre o melhor pelo skate.
Com a grande procura por este model acabei ficando sem o meu, mas hoje resolvi este problema graças a uma cortesia dos amigos da Loja Verse de Caxias do Sul. A Verse é uma loja do estilo urban lifestyle especializada em sneakers (tênis), bonés e vestuários das melhores marcas do mundo.
Para conhecer melhor a loja e sua grande variedade de produtos acesse o site da marca (www.lojaverse.com.br) e confira as super promoções que estão rolando.
Hoje estou muito feliz de colocar mais um tênis da ÖUS em meus pés, uma pela qualidade incomparável e outra pela verdadeira essência e história que este modelo trás para mim e muitos outros skatistas que viveram intensamente a década de 90.
Obrigado loja Verse pela preza.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dor de cotovelo no skate

O skate esta em constante evolução e com o isso o nível das manobras não para de subir e consequentemente o risco de lesão para quem não tem um bom preparo físico também aumenta.
Esta semana em sete anos de existência do Skate Saúde atendi o primeiro skatista com um fratura no cotovelo, local teoricamente fácil de lesionar andando de skate. O local de maior incidência de lesões no cotovelo é o olecrano, que por sua posição anatômica apresenta maior vulnerabilidade aos traumas.
As fraturas podem ocorrer de duas formas, a primeira seria o trauma direto onde skatista cai sobre o cotovelo ou bate ele em algum local. A segunda seria o trauma indireto onde com uma queda sobre a mão estendida com o cotovelo em flexão, acompanhada por uma forte contração do tríceps, pode resultar em uma fratura transversa ou obliqua através do olecrano e finalmente, uma combinação de trauma direto e indireto, na qual tanto a contração muscular quanto o trauma direto atuam juntos, podendo produzir fraturas cominutivas com desvio.
No caso deste tipo de lesão o primeiro atendimento é muito importante visando não agravar ainda mais o quadro. Cuidados no transporte e na imobilização inicial são de extrema importância. O médico vai realizar alguns exames clínicos e vai pedir um raio-x para confirmar o tipo de fratura e posterior a isso escolher a melhor forma de tratamento.
O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. No caso do tratamento cirúrgico são feitos os procedimentos cirúrgicos necessários e logo após isso o paciente já inicia a fisioterapia com vistas a diminuição de dor, ganho de mobilidade e força, volta da rotina normal e posterior a isso a volta ao skate.
Já no tratamento conservador o paciente vai permanecer imobilizado com gesso por um período definido pelo médico que vai variar dependendo do tipo da fratura. Após esse período inicia-se uma imobilização parcial onde a fisioterapia começa a trabalhar mais efetivamente com a crioterapia e pequenas mobilizações.
A próxima fase do tratamento já da inicio ao ganho de flexibilidade e força no local, visando acabar com a rigidez articular e o déficit de extensão do braço. Técnicas específicas com Kabat podem ser utilizadas para acelerar o processo. Exercícios na água como a natação ou atividades com arremesso de bola podem ajudar muito nesta fase do tratamento.
A ultima fase é a volta ao skate, onde o skatista já deve estar totalmente recuperado e independente nas suas atividades diárias. Manobras simples são indicadas nesta etapa no tratamento até o skatista retomar a confiança e seu corpo se readaptar as demandas físicas que o skate exige.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.