Um dos maiores desafios de se trabalhar com preparação física e reabilitação de skatistas está na rotina de viagens e compromissos que os mesmos possuem. Nem sempre o local de destino apresenta estrutura para a continuidade das atividades, o que afeta diretamente na qualidade de vida do skatista, mas algumas ferramentas nos auxiliam muito neste sentido nunca deixando o skatista na mão.
Uma delas é o Thera-band. O Thera-band são faixas elásticas que proporcionam o fortalecimento muscular, a melhora da coordenação motora, aprimora habilidades funcionais e aumentam a mobilidade e flexibilidade. Essas faixas elásticas possuem níveis de elasticidade que variam de acordo com as cores, cada cor tem uma intensidade diferente.
Originalmente utilizadas por fisioterapeutas para exercícios com seus pacientes, as faixas elásticas são uma opção atraente como auxílio em exercícios porque são fáceis de ser adquiridas, seu custo é acessível, podem ser levadas e utilizadas em qualquer lugar, não dependem da ação da gravidade, seu uso é simples e, com uma única faixa elástica, pode-se trabalhar todos os grandes grupos musculares do corpo humano.
Existem 7 cores de faixas elásticas (amarela, vermelha, verde, azul, preta, prata e ouro), onde cada cor representa um nível diferente de resistência. É importante lembrar que a resistência do exercício não é caracterizada apenas pela força do Thera-Band, mas também pela distância do ponto de aplicação da resistência à principal articulação envolvida, bem como a direção de aplicação desta resistência. A partir da manipulação destas três variáveis (resistência, distância e direção), pode-se criar um exercício que apresente uma resistência decrescente à medida que a amplitude articular aumenta, coincidindo com a característica fisiológica da curva força x comprimento do músculo esquelético.
Os efeitos e benefícios da faixa elástica são o aumento da força, melhora do equilíbrio, melhora da resistência, melhora da postura corporal, redução de limitações de movimentos, melhora da funcionalidade, melhora da mobilidade e flexibilidade. Além destes benefícios, as possibilidades de movimentos funcionais, envolvendo mais de uma articulação, é outro atrativo em relação aos tradicionais exercícios realizados em equipamentos de musculação.
A escolha da cor da faixa elástica e com isso da resistência correta depende da condição física individual. A resistência da faixa elástica depende do seu percentual de alongamento e deverá permitir uma repetição de 15 vezes o exercício. Se uma faixa elástica vermelha, por exemplo, de 50 cm for esticada para 100 cm o percentual de alongamento/aumento do comprimento corresponde a 100%.
Outro ponto importante para se utilizar o Thera-band é como uma forma de "preparar" as articulações e os músculos antes de andar de skate, servindo como um ótimo aquecimento antes da sessão. Para conhecer mais sobre nosso trabalho de preparação física específica para skatistas, é só entrar em contato e agendar uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário