Início de ano é hora de traçar metas e objetivos para este novo ciclo que se inicia e analisar o que foi no último ano e seus resultados. No skate isso não é diferente, skatistas e marcas começam a colocar em prática tudo aquilo que foi proposto para este ano. Na parte da preparação física dos skatistas e na prevenção de lesões é hora de avaliar como o corpo se encontra e o que precisa ser melhorado para esta nova temporada de muito skate.
Dentre alguns métodos que usamos para avaliar a condição física do skatista está o FMS. Há muito se utilizam avaliações físicas afim de mostrar resultados quantitativos tal como percentual de gordura, IMC, peso, altura, etc. Porém, são avaliações que funcionalmente não fornecem informação para que um Educador Físico monte um planejamento de treino diminuindo risco de lesão e, consequentemente, ajudando ao aumento das capacidades motoras.
É nesse contexto que o Functional Movement Screen nasceu, em meados dos anos 90, dois fisioterapeutas e strength and conditioning coachs Americanos, Gray Cook e Lee Burton começam a desenvolver uma ferramenta de avaliação de movimentos atleticos e fundamentais do ser humano, afim de corrigir desequilibrios musculares e assim, ajudar na diminuição de lesões para que seus alunos e atletas pudessem aproveitar de forma mais eficiente os treinos de força para atingir seus objetivos, sejam eles melhorar na performance atletica ou apenas para saúde.
O FMS é um sistema de ranking e pontuação que inclui 7 testes de avaliação dos padrões de movimento básico onde limitações e/ou assimetrias musculares são identificadas.
A filosofia do FMS está enraizada no conceito de que, a fim de maximizar o desempenho do indivíduo, o corpo inteiro deve estar funcionando corretamente.
Quando o corpo é visto como uma corrente de elementos individuais, subentende-se que o elo mais fraco desta corrente pode enfraquece-la como um todo.
Quanto o elo fraco é ignorado, consequentemente aumenta-se o potêncial de possíveis desiquilíbrios musculares e assimetrias, além de que o fortalecimento de elos inapropriados não irão melhorar a integridade da corrente.
O FMS oferece meios para identificar e melhorar quaisquer elos fracos que podem estar comprometendo o corpo e seu movimento saudável.
Basicamente, o FMS avalia 7 movimentos fundamentais e para cada movimento são utilizados notas de 0 a 3, onde 0 é para dor mesmo que o movimento seja perfeito; 1 é o movimento totalmente compensado; 2 é o movimento parcialmente compensado e 3 é o movimento perfeito.
Com base nesses scores, é traçado uma estratégia corretiva objetivando ganhar mobilidade e estabilidade, respectivamente.
Como podemos ver, visa a qualidade do movimento sem compensações musculares, o que é muito importante para todos os skatistas.
Para saber mais sobre nosso método de preparação física para skatistas, entre em contato e agende uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário