As lesões em skatistas na grande maioria das vezes são repentinas, geralmente uma queda após uma manobra dar errado, entorses caindo errado sobre o skate ou até uma simples "pedrinha" no caminho podem trazer dores de cabeça e afastar o skatista por um longo período. Existem alguns protocolos simples de primeiro atendimento que podem evitar danos maiores e ajudar muito na recuperação do skatista, o principal deles é o P.R.I.C.E.
O protocolo P.R.I.C.E ( protection, rest, ice, compression and elevation), tem como objetivo recuperar o mais rápido possível uma lesão, minimizando a formação de edemas e aliviando a dor. Esse método é muito simples e consiste basicamente em cinco passos, que qualquer skatista tem condições de seguir e auxiliar o amigo lesionado.
Esses passos são a proteção onde o indivíduo deve proteger a área afetada para evitar um dano ainda maior. O repouso é importante para que não haja esforço e sobrecarga sobre a lesão e não atrapalhe a recuperação, alem também de não expor o membro afetado a lesões secundárias. O gelo com o objetivo de evitar a progressão do edema, diminuir a dor local e os espasmos musculares. A aplicação do gelo deve ser feita de 15 a 20 minutos, com intervalos de 2 horas. O gelo deve estar envolvido envolvido em um pano ou plástico. Caso seja aplicado diretamente sobre a pele pode causar queimaduras devido a baixa temperatura. A compressão é muito útil pois auxilia na drenagem do edema. Quando uma região é comprimida, os espaços disponíveis para o edema são reduzidos e, consequentemente, o inchaço também. Essa compressão pode ser feita por meio de bandagens, é necessário certificar-se de que não esteja muito apertado, caso esteja, devemos remover a bandagem e recolocar novamente, porem um pouco mais frouxa. Por último e não menos importante temos a elevação, elevar o membro ajuda no retorno venoso, com consequente diminuição do edema. Essa drenagem ocorre de maneira mais eficaz caso o segmento em questão esteja acima do nível do coração.
É recomendado que o método P.R.I.C.E seja utilizado logo após a lesão, quanto mais cedo for feito a aplicação dos procedimentos melhores serão os resultados e consequentemente o retorno mais rápido ao skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário