Há muito tempo venho falando sobre a importância do quadril para se andar de skate, principalmente na "abertura" do quadril que é uma forma de gerar potência e consequentemente aumentar o pop das manobras.
Hoje falaremos sobre os principais problemas que o skatista pode ter no quadril, o que certamente vai limitar bastante seus movimentos e o desempenho na sessão vai diminuir. O quadril é uma articulação localizada mais profundamente no corpo em relação às outras articulações dos membros inferiores. Por essa razão, muitas vezes ela é vista como complexa e menos intuitiva para o skatista. Não é como no joelho, por exemplo, em que basta dizer “dói na parte da frente” e está tudo explicado. Lesões relacionadas ao quadril podem gerar dor na lateral da coxa, na virilha, na frente da perna e em vários outros lugares, tornando difícil para um leigo explicar exatamente a estrutura que dói.
Incomodo na virilha pode representar algo anormal na junta do quadril especificamente, onde o fêmur se liga à pelve resultado de desgaste na articulação, como a osteoartrose, ou lesões em estruturas ali localizadas, como o labrum acetabular (uma espécie de capa do quadril).
Problemas na articulação sacroilíaca, que fica no final da coluna, podem também gerar uma dor reflexa na parte anterior da virilha.
Na região frontal do quadril passam dois músculos importantes: o ílio psoas e o reto femoral. Dores nessa parte da perna normalmente representam tendinites nos tendões de algum desses músculos. Já na parte lateral do quadril é o local de maior incidência de lesões skatistas. As mais frequentes são tendinite do glúteo médio e bursite.
Algumas vezes o incomodo parece estar acima do quadril, quase já no tronco. Caso seja na parte de trás da pelve, é provável que seja uma inflamação no ventre muscular do glúteo médio. Já se a dor for na região lateral, pode ser algo relacionado aos músculos abdominais ou origem da banda iliotibial.
Em caso de dor sempre procure um médico e realize os exames de imagem para confirmar o diagnóstico. Siga o tratamento corretamente e volte a desfrutar de todos os benefícios que o skate proporciona.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário