O quadril é um dos principais pontos de performance do skatista. Sua abertura rápida somada a força do CORE são responsáveis pela altura das manobras e pela estabilidade do skatista sobre o skate. Desta forma é muito comum a queixa de skatistas sobre dores e lesões nesta parte do corpo.
Uma das razões para dores no quadril é a lesão em uma estrutura chamada lábio (ou labrum) do acetábulo. Essa patologia leva a queixas principalmente na região da virilha e músculos adutores, e muitas vezes limita o skatista em suas atividades. É uma estrutura cartilaginosa que funciona como uma capa para o quadril.
Ele é responsável por promover um melhor encaixe entre os ossos que compõe essa articulação (cabeça do fêmur e acetábulo) e é fundamental para o seu movimento saudável. Sem o lábio, ou quando ele está muito danificado, o estresse entre os ossos do quadril aumenta.
A longo prazo esse estresse pode provocar um desgaste mais grave na articulação. A lesão no lábio do acetábulo ocorre por duas razões principais: o próprio formato do quadril e a instabilidade da articulação gerada na maioria das vezes pela falta de força nos músculos da região. No primeiro caso, o quadril apresenta variações anatômicas que predispõe o impacto entre os ossos e o lábio, o que vai gerando a lesão. No caso de instabilidade, os ligamentos e músculos do quadril não conseguem manter a articulação estável, ou seja, ele não tem a biomecânica adequada durante os movimentos, o que também leva a impacto e lesão no lábio.
Essas duas situações podem ocorrer simultaneamente, o que é muito comum na maioria dos casos. O tratamento para essa lesão começa com um diagnóstico médico, onde será decidido se há necessidade de uma cirurgia para reparar o lábio lesionado. Em casos não cirúrgicos e após a cirurgia quando ela foi necessária, o tratamento de fisioterapia é muito importante para melhorar o movimento do quadril, estabilizar a articulação, diminuir o stress na região e permitir o retorno ao skate com segurança.
Essa é uma lesão que as vezes demora muito tempo para ser notada pelo skatista e que muitas vezes não dá a devida importância para este problema já que alguns dias de repouso aliviam a dor, porém não resolvem o problema que vai piorando gradativamente.
Procure sempre ajuda médica sempre que este incomodo começa retrate este problema para evitar maiores complicações e aproveite todos os benefícios que o skate pode te proporcionar.
Ande de skate, evolua e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário