As lesões nos ligamentos do joelho são comuns entre os skatistas, e quando ocorrem acabam trazendo um pouco de dor de cabeça para o skatista.
A situação mais comum é quando o skatista fica com o pé fixo no chão ou no skate e o corpo gira sobre ele.
A melhor maneira de prevenir-se de lesões nos ligamentos do joelho é fazer o fortalecimento muscular e treino sensório-motor, este composto por exercícios que visam melhorar o equilíbrio postural.
A utilização de acessórios de proteção como joelheiras de compressãosão pouco eficazes, visto que durante a prática traumas diretos são muito comuns e entorses são imprevisíveis.
O principal sintoma deste tipo de contusão é a dor aguda e uma consequente incapacidade funcional. Ou seja, o skatista passa a ter dificuldades para pisar no chão e de movimentar o membro machucado.
O grande problema das lesões ligamentares é a instabilidade articular causada, principalmente, se o ligamento afetado for o cruzado anterior. O
joelho fica ‘frouxo’, assim impossibilitando o skatista de andar e até ter uma rotina de vida normal.
Em casos de sintomas parecidos, é preciso proteger a articulação para evitar que a lesão se agrave. A aplicação de gelo também é indicada porque alivia a dor, evita o inchaço e o sangramento derivado do rompimento de vasos sanguíneos, assim facilitando o tratamento e recuperação.
Depois, é importantíssimo marcar uma consulta urgente com um ortopedista ou médico do esporte para um diagnóstico preciso através de ressonância magnética e testes específicos. Apesar de o processo cirúrgico ser comum em casos de lesões nos ligamentos do joelho, dependendo da gravidade e de qual ligamento for afetado, o médico pode prescrever um tratamento conservador baseado em medicamentos, repouso, imobilização e fisioterapia.
Preparar seu corpo para andar de skate é fundamental para diminuir o risco de lesões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.
domingo, 14 de abril de 2019
Joelho de skatista
Marcadores:
articulação,
fisioterapia,
joelho,
lesão,
ligamento,
menisco,
preparação física,
reabilitação,
skate,
skateboard,
skateboarding,
skatelife,
treinamento funcional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário