Andar de skate é uma atividade de alta intensidade e muito impacto, o que acaba trazendo alguns danos ao nosso corpo e a alimentação é algo fundamental para diminuir os estragos e recuperar o corpo para as próximas sessões.
Nem sempre conseguimos nos alimentar de forma adequada e pensando nisso a indústria farmacêutica cada vez avança mais dentro do mercado de suplementos. Alguns suplementos prometem muitos benefícios, outros pontos específicos de melhora, mas o que mais se adequa a rotina de um skatista é a creatina.
A creatina é um dos ergogênicos nutricionais mais populares usados por esportistas amadores e por atletas profissionais em todo o mundo. Substâncias com efeito ergogênico são as que melhoram a performance, e estudos têm demonstrado consistentemente que a suplementação com a creatina aumenta as concentrações de creatina intramuscular, levando à evolução no desempenho e melhorando as adaptações ao treinamento.
É importante ressaltar que a substância não tem efeito anabolizante. O aumento da massa muscular conquistado com o uso da creatina é indireto, já que ela hidrata os músculos e melhora o desempenho físico.
Pesquisas indicam que a suplementação de creatina pode melhorar a recuperação pós-exercício, a prevenção de lesões e a termorregulação.
O corpo precisa reabastecer de 1 a 3 gramas de creatina por dia para manter as reservas de normais, dependendo da massa muscular. Boa parte é sintetizada no fígado e nos rins a partir de arginina e da glicina. Cerca de metade da necessidade diária é obtida a partir da dieta, principalmente em carne vermelha, peixes gordos (como o salmão), frango, fígado, bacalhau, ovos e leite. Por exemplo, um quilo de carne bovina não cozida ou de salmão fornece de 1 g a 2 g de creatina. No entanto, algumas pessoas têm deficiências de síntese de creatina devido a erros inatos enzimáticos e dependem da ingestão dietética para manter as concentrações musculares e cerebrais normais. Pessoas adeptas de dietas vegetarianas e, principalmente, veganas também podem precisar de suplementação.
O principal papel metabólico da creatina é, através de sua combinação com outros componentes do corpo, ajudar na manutenção da disponibilidade da ATP (energia usada pela nossas células), particularmente durante as sessões de skate. Em uma dieta normal, que contém de 1 g a 2 g por dia de creatina, os estoques de creatina muscular são cerca de 60% a 80% do máximo. Portanto, a suplementação dietética do composto serve para aumentar o estoque em de 20% a 40%.
A maneira mais eficaz é ingerir 5 g de monohidrato de creatina (ou aproximadamente 0,3 g / kg de peso corporal) quatro vezes ao dia por 5 a 7 dias. No entanto, níveis mais altos de suplementação por períodos mais longos de tempo podem ser necessários para aumentar as concentrações. Uma vez que as reservas de creatina muscular estejam totalmente saturadas, elas poderão ser mantidas pela ingestão de uma dose contínua mais baixa, de 3 g a 5g por dia.
O único efeito colateral relatado consistentemente da suplementação de creatina descrita na literatura foi o ganho de peso momentâneo, por causa da retenção de líquido. Estudos disponíveis mostraram consistentemente que a suplementação de creatina não traz riscos de saúde e pode na verdade gerar benefícios de saúde e desempenho.
Vale lembrar a importância de seguir a prescrição de um especialista. Jamais faça uso da creatina sem passar com profissional especialista médico ou nutricionista.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário