Acompanhando alguns skatistas em seus treinos e até mesmo pelas redes sociais, fica clara a preocupação de todos com a melhora da performance sobre o skate, e com isso a predominância dos exercícios para membros inferiores e o core.
Mas e os membros superiores onde ficam ? Realmente a importância dos membros superiores pensando na biomecânica das manobras em especial no street é muito pequena ou quase nula. Mas o treino para os membros superiores são de fundamental importância para os skatistas.
Toda vez que erramos as manobras indiferente do seu nível de skate e caímos, geralmente são os membros superiores (braços e troncos) que suportam o impacto da queda e por isso precisam ter a mesma força, potência, mobilidade e flexibilidade que os membros inferiores para aguentar as pancadas sem maiores consequências.
Olha esse tombo que o Jonh Shanahan levou, será que se ele não tivesse com os membros superiores fortes ele teria voltado a andar ?
Sem contar que hoje é cientificamente comprovado a importância de exercícios multiarticulares e do treinamento integrado para qualquer faixa de idade ou nível de condicionamento.
O Treinamento Integrado visa ampliar nosso repertório motor e nos ajudar a readquirir os padrões fundamentais do movimento humano, que foram perdidos com o decorrer da vida, mas deveriam ser a base para o início de um programa adequado de treinamento.
Treinar integrado significa treinar com eficiência, integrando grandes e pequenos grupos musculares e suas articulações, diferente de um treino com máquinas, que visa ao máximo o isolamento muscular.
Os benefícios do treinamento integrado ao longo da vida são imensuráveis. Muito além da estética, vai da segurança e eficiência à qualidade de vida.
É com esta questão que ressalto que a performance no skate tem uma grande importância, porém treinar o corpo como um todo tem uma importância para a sua segurança no skate e ainda maior para a sua saúde.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.